O pudim cremoso de ovos e biscoito é possivelmente uma das sobremesas mais antigas que conhecemos. Os gregos e romanos já o preparavam, podemos dizer que é uma sobremesa para toda a vida e a receita, embora já conheçamos muitas versões, continua praticamente a mesma.
Antes de existirem os fornos, nas casas eles eram feitos na brasa, em banho-maria, dentro de uma grande caçarola. Agora o processo é o mesmo, só que fazemos no forno colocando a forma num prato ou tabuleiro com um pouco de água.
Esta receita, que hoje preparamos, combina o sabor do tradicional pudim de ovos com aquele sabor das bolachas Maria que tanto gostamos. É delicioso e vai ser um sucesso em casa porque tanto os adultos como as crianças vão gostar.
Você pode prepará-lo em uma forma grande como fizemos aqui, mas também pode usar pequenas forminhas individuais. Nesse caso, você terá que reduzir um pouco o tempo de cozimento. Podem ser consumidos no mesmo dia após descansar algumas horas na geladeira, mas fica bem mais rico no dia seguinte.
PARA O CARAMELO
Comece por preparar o caramelo. Você pode comprá-lo já feito, mas custa muito pouco para fazer e o sabor é melhor e mais suave. Aqueça a água e o açúcar em uma panela em fogo baixo. Mexa com varetas manuais até começar a escurecer (melhor que não seja metálico para não danificar a panela). Não deixe ficar muito escuro para não amargar. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º com aquecimento para cima e para baixo.
Despeje o caramelo na forma. Mexa um pouco a forma para que o caramelo cubra também alguns centímetros das paredes da forma.
Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos. Você também pode fazer isso manualmente, colocando-os em um saco de freezer e batendo com um rolo. Se você gosta de achar peças pode deixar algumas maiores.
Coloque os biscoitos triturados e o restante dos ingredientes do pudim em uma tigela grande. Bata-os com um batedor elétrico até que todos os ingredientes estejam bem integrados.
Passe a mistura obtida para a forma e cubra-a. Encha uma assadeira com dois dedos de água quente e em seguida, coloque a forma dentro.
Coloque o tabuleiro com água e a forma no forno e logo após, deixe cozinhar a 180º durante uma hora.
Retire a forma do forno e deixe aquecer em temperatura ambiente. Depois de quente, coloque a forma na geladeira e deixe descansar até o dia seguinte, ou pelo menos 3-4 horas.
Retire a forma da geladeira e em seguida, retire a tampa. Com uma espátula ou faca sem corte, descasque um pouco o pudim das laterais para facilitar o desenformar.
Coloque um prato sobre a forma e com um movimento rápido vire-o para que o pudim caia sobre o prato. Dê algumas pancadas na forma para que o pudim acabe se soltando e em seguida, levante a fôrma com cuidado.
Você pode decorar o pudim com alguns pedaços de biscoito Maria ou com biscoitos inteiros presos na superfície do pudim.