Prove este pudim com leite condensado: é fácil

Publicado por
Jerffeson Brandao
Prove este pudim com leite condensado: é fácil

Prove este pudim com leite condensado: é fácil

Você receberá aplausos ao provar este pudim com leite condensado. Uma receita muito fácil com uma textura sedosa, uma verdadeira tentação para quem gosta de doces.

Diferenças entre leite condensado e leite evaporado

Leite condensado é o leite de vaca que, submetido a um processo industrial, retira parte de sua água e adiciona açúcar . É por isso que sua textura é tão cremosa. Por apresentar alto percentual de açúcar, é um ingrediente calórico. No entanto, o leite evaporado é o leite que teve até 60% de sua água removida, mas nada foi adicionado. É um pouco mais espesso que o leite normal, mas não é leite condensado e não contém açúcar adicionado. Pode ser usado como substituto do creme, mas não tem a textura grossa de leite condensado.

Pudim com leite condensado

Ingredientes para 6/8 porções

  • 350 g de leite condensado
  • 350 ml de leite
  • 5 ovos
  • Um pedaço de casca de limão
  • Um pau de canela

Para o caramelo

  • 100g de açúcar
  • 4 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de chá de suco de limão

Preparação

1.- Primeiro, em uma panela coloque o leite, o pau de canela e a casca de limão para dar sabor ao leite. Deixe ferver, desligue o fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos. Coamos o leite para evitar vestígios de canela ou limão.

Em um recipiente colocamos o leite condensado e despejamos o leite que ficará quente. Bata com a mão ou com auxílio de uma batedeira. Em outro recipiente colocamos os ovos e batemos levemente e combinamos com o resto dos ingredientes. Use a batedeira para obter uma mistura homogênea.

Para preparar o caramelo líquido, pode-se usar o caramelo líquido já pronto ou fazer em casa, conto aqui. Quando tiver o caramelo, banhe a forma ou molde de pudim. Despeje a mistura que batemos no molde. 

Cozinhando em banho-maria

Teremos preparado uma bandeja ou recipiente próprio para o forno com água, para colocar a forma no banho-maria. Este tipo de cozimento é utilizado em pudins ou cremes que requerem cozimento lento, o calor é recebido da água quente e não do forno. A água deve atingir quase metade do pudim. Cubra a forma por cima com papel manteiga ou papel alumínio, mas sem entrar em contato com o pudim.

Tempo 

Asse a 180 graus em 50 minutos. + 10 minutos de descanso. Na metade do cozimento, acrescente mais meio copo de água, evitando que toda a água evapore e seque o pudim. Após o tempo de cozimento, deixe descansar por cerca de dez minutos.

Você também pode fazer ‘banho-maria’ no fogo da cozinha. Você precisará de uma panela grande que encherá com um ou dois copos de água e um pudim ou molde de vidro ou metal para inserir na panela. Tempo cerca de 50 minutos e 10 de descanso.