Prova de Vida do INSS é suspensa; saiba o que você deve fazer? A aposentadoria é um benefício social muito almejado para os que já correram pelo trajeto de suas carreiras profissionais e pretendem se ausentar permanentemente de suas atividades laborativas. No caso dos que já estão aposentados, é necessário cumprir algumas regras como a Prova de Vida.
O Governo Federal resolveu suspender de forma oficial a realização da prova de vida. Pelo menos a maneira de como ela era realizada antes.
Com o avanço da tecnologia e atualização dos serviços do INSS, os aposentados e pensionistas não precisarão mais prestar o serviço anualmente. Com a mudança, o procedimento será realizado automaticamente pelo Órgão, porém, em algumas ocasiões poderá ser necessário participação do segurado.
Neste sentido, o Instituto Nacional de Seguro Social irá utilizar sua base de dados virtuais, unidos à outras plataformas do governo para confirmar que o beneficiário está vivo. Serão consultados extratos bancários, documentos do Cadastro Único, além de outros, sendo possível assim checar se o detentor do benefício está em estado de vida.
A inovação é de fato uma iniciativa plausível para os usuários do sistema. Anteriormente o cidadão precisava se deslocar até as unidades do INSS para realizar o procedimento e dispõe agora da vantagem de não ter que realizar o método presencialmente, mas sim via aplicativo do “Meu INSS”.
Vale lembrar que o tempo limite para recadastramentos vai até o dia 30 de abril.
O recadastramento pode ser realizado pelo app do Meu INSS. Confira o passo a passo: