Prova de vida de aposentados e pensionistas deve voltar a ser feita em setembro. Procedimento deve ser liberado pela internet. Entenda:
Todos os anos, aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a Prova de Vida e recadastrar a senha para não ter o beneficio suspenso, mas este ano a crise mudou esses procedimentos e os beneficiários não precisam provar que estão vivos pelo menos até agosto. Isso porque o órgão prorrogou o prazo por mais 60 dias. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18/06).
>INSS vai enviar cartas para beneficiários apresentar documentos: prazo é de 90 dias
Mas a grande pegunta é: Quando a Prova de Vida voltará a ser feita?
O prazo de suspensão dado pelo INSS iria acabar este mês, mas o órgão prorrogou o prazo por mais 60 dias. Ou seja, até agosto. Com isso, a partir de setembro os beneficiários terão que voltar a fazer a Prova de Vida e recadastrar a senha no Banco, a não ser que o INSS prorrogue a suspensão mais uma vez.
>Abono Natalino: Décimo quarto (14º) salário dos aposentados do INSS é mito ou verdade?
O INSS vai liberar a prova de vida pela Internet
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está implantando de forma definitiva o recadastramento da (prova de vida) por biometria, que será feita por meio da impressão digital do beneficiário, sem precisar sair de casa. todo procedimento deverá ser feito pelo celular.
A nova função deve ser disponibilizada no aplicativo Meu INSS, que pode seja baixado gratuitamente em qualquer aparelho celular. Desta forma, o segurado do INSS não precisará mais sair de casa para provar que está vivo. Todo procedimento será realizado de forma fácil e prática. Ou seja, cerca 35 milhões de beneficiários poderão realizar a prova de vida sem sair de casa, pelo celular.
>Grana liberada: Atrasados do INSS paga até R$ 300 mil a partir da próxima semana
Quem poderá fazer a prova de vida pelo celular?
Aposentados, pensionistas, BPC e todos os segurados que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético poderão usufruir desta facilidade sem sair de casa. Essas pessoas devem comprovar, anualmente, que estão vivos.
>Isenção de IPTU para Aposentados e Pensionistas do INSS é colocada em votação online