Durante todo o ano, mas principalmente na estação quente, os dermatologistas estão sempre recomendando o uso de protetores solares e bloqueadores, pois sabe-se que os raios UVB e UVA são os principais causadores de danos e são parte fundamental dos cuidados com a pele. No entanto, existem diferenças entre cada um desses produtos que precisamos conhecer.
Se você tem uma rotina de cuidados com a pele, com certeza mais de uma vez já ficou em frente aos balcões tentando escolher o melhor protetor solar. Entre tantas opções, já deve ter percebido que nem todos são iguais e vai além do tipo de pele a que se destinam; as diferenças têm muito a ver com o tipo de proteção que oferecem.
Se você prestar atenção, notará que no rótulo alguns são descritos como protetor solar, enquanto outros trazem a legenda protetor solar. E não é apenas uma questão de marketing; na verdade, são produtos para a pele que, embora tenham a mesma finalidade, agem de maneiras completamente diferentes.
Proteger a pele dos raios UVA e UVB é uma etapa fundamental na rotina de cuidados para evitar os danos que eles podem causar. Uma das características dos protetores solares que os diferenciam dos demais produtos é que atuam como uma barreira física que impede completamente a radiação de atingir a pele, pois refletem totalmente os raios e geralmente são feitos de minerais, por isso costumam ter uma textura um pouco mais densa.
Embora, assim como o bloqueador solar, o protetor solar cumpra a função de proteger a pele da ação dos raios solares, a forma como ele atua é totalmente diferente, pois oferece proteção química e reduz a quantidade de raios que penetram na pele, ou seja, absorve a radiação ultravioleta. Sua textura costuma ser bem mais leve e de rápida absorção.
Para escolher a melhor alternativa de cuidado da pele, você deve levar vários fatores em consideração. Por exemplo, se sua pele é delicada ou propensa a alergias, os protetores solares costumam ser uma alternativa melhor. Porém, para peles oleosas ou normais, os protetores solares podem ser o que você está procurando. Mas lembre-se de procurar por produtos com fator de proteção solar acima de 30 e de reaplicá-los a cada 2 ou 3 horas.
Na próxima vez que você comprar esses tipos de produtos para a pele, considere as diferenças entre protetor solar e protetor solar para escolher o melhor para você.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele, faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.