Proposta exige vacinação dos filhos para garantir permanência no Bolsa Família.
Um novo Projeto de Lei 3121/20 quer incluir novas regras para o Programa Bolsa Família. A nova proposta obriga a apresentação da carteira de vacinação atualizada para inclusão e manutenção de crianças e adolescentes no Bolsa Família.
>Auxílio emergencial e FGTS: Agências da caixa abrem para pagamentos neste sábado
Em caso de descumprimento, o texto prevê uma série de sanções, que vão desde a advertência até o cancelamento do benefício.
>Caixa ensina novo jeito de desbloquear conta para sacar o auxílio emergencial
A proposta, da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), tramita na Câmara dos Deputados. Segundo ela, observa-se alarmante tendência antivacinação, que vem ganhando espaço em todo o mundo.
>Mais de 5 milhões de trabalhadores já podem sacar o FGTS emergencial
“A proposta é fundamental em vista da queda nos índices de vacinação no Brasil, país até então mundialmente conhecido pela excelência do programa de imunização”, diz a parlamentar.
>Setor cultural receberá Auxílio Emergencial por meio da Plataforma +Brasil
Atualmente, a concessão do Bolsa Família (Lei 10.836/04) depende de exames pré-natal, acompanhamento nutricional e de saúde e frequência escolar mínima de 85%.
>Confira o novo calendário completo do auxílio do Bolsa Família
Uma das condicionalidades no acompanhamento de saúde já previstas para concessão do Bolsa Família é a vacinação para crianças de 0 a 6 anos. Belmonte afirma, porém, que é preciso estender a obrigatoriedade a crianças maiores de 6 anos e adolescentes.
>65 milhões de pessoas recebem a 4ª parcela do Auxílio emergencial
Fonte: Agência Câmara de Notícias