Procon alerta sobre novo golpe que clona o WhatsApp

Publicado por
Jerffeson Brandao
Procon alerta sobre novo golpe que clona o WhatsApp | Créditos da imagem: Pexels

Procon alerta sobre novo golpe que clona o WhatsApp.

O Procon alerta a população para terem cuidado com o novo golpe da clonagem da conta do whatsapp.

Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do whatsapp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

>Truques do WhatsApp: descubra como enviar vídeos longos ou pesados

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. Assista ao vídeo.

O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no whatsapp: clicando em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

>Superútil: novas funções que o WhatsApp lançará em alguns dias

“Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.

>WhatsApp: saiba quem está enviando mensagens sem olhar para o celular

Procon dá dicas para evitar golpes:

  • – Não forneça dados, senhas, códigos etc.;
  • – Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc. enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
  • -Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
  • -Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
  • -Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
  • -Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
  • – Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;
  • – O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via WhatsApp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais.