Presidente do INSS explica tudo sobre a nova Prova de Vida 2022
O presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, explicou como vai funcionar a nova Prova de Vida 2022. Os esclarecimentos de Oliveira tira as dúvidas de milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o país.
“O cidadão não precisa mais se preocupar com a prova de vida. O procedimento será de responsabilidade do INSS”, disse José Carlos Oliveira, presidente do instituto.
Como será a nova Prova de Vida
De acordo com o presidente do INSS, os aposentados e pensionistas não vai mais precisar ir até o banco, pois serão feitas buscas por segurados em bases de dados dos seguintes entes;
- Governos federais
- Governos estaduais
- Governos municipais.
Ainda segundo Oliveira, a prova de vida será confirmada por meio dos seguintes registros:
- Registros de vacinação
- Consultas no Sistemas Único de Saúde (SUS)
- Comprovantes de votação nas eleições
- Emissão de passaportes
- Carteiras de identidade ou de motorista
- Entre outros.
“Essa é uma iniciativa histórica para o INSS. Antes o cidadão precisava comparecer presencialmente mesmo diante de dificuldades pessoais, de saúde, climáticas, ou distância da sua residência”, pontuou José Carlos Oliveira.
A nova Prova de Vida deve combater fraudes e situações em que terceiros recebem benefícios de aposentados e pensionistas já falecidos.
Nos casos pontuais em que a iniciativa não atenda, a responsabilidade de fazer a prova de vida passa a ser do INSS, que designará servidores ou parceiros que irão até o segurado para realizar a prova de vida.
Para obter mais informações sobre a Prova de Vida, acesse o site do instituto.