Alcançar resultados favoráveis com um soro capilar pode ser um grande desafio. Alguns são muito caros e contêm substâncias químicas que causam habituação ou mais danos do que benefícios para a fibra capilar, sensível às quantidades de álcool que esses produtos às vezes contêm.
Por esse motivo, cosméticos naturais e soro caseiros se tornaram populares. Em sintonia com essa tendência, propomos um preparo fácil, econômico, prático e com ingredientes que estão à mão, na cozinha de qualquer pessoa.
O vinagre de maçã é frequentemente usado na gastronomia. Costumamos usá-lo em saladas e outras preparações culinárias, mas também oferece enormes benefícios ligados à beleza.
Esse ingrediente natural, popularmente chamado de vinagre de cidra, é um grande aliado para a limpeza profunda dos cabelos. Também tem a capacidade de equilibrar o couro cabeludo e a isso se somam as poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas, perfeitas para tratar problemas como caspa, dermatite seborreica, etc.
Isso acontece porque contém pectina e aminoácidos que fortalecem e hidratam os cabelos, além de outros ativos que podem ser úteis para incorporar em produtos como soros, loções e shampoos.
A adição deste ingrediente natural adiciona brilho e maciez ao cabelo, pois os ácidos málico e acético ajudam a contrair as cutículas do cabelo, o que produz uma aparência sedosa, luminosa e saudável. Colabora para esfoliar suavemente o couro cabeludo, por isso é perfeito se o tivermos gorduroso ou muito seco e escamoso.
É claro que será necessário levar em conta a sensibilidade de cada pessoa ao produto, pois o vinagre de maçã tem pH ácido e também pode irritar se usado com muita frequência, sem espaçamento.
Precisamente, sua melhor qualidade é que limpa resíduos difíceis de remover, como os de outros shampoos, smog e células mortas, purificando – como nenhum outro produto cosmético – o cabelo.
Finalmente, o vinagre de maçã estimula a circulação do folículo piloso e fortalece as raízes. Dito isto, você deve saber que o soro é usado antes do último enxágue, durante o banho diário e após a lavagem.
Primeiro é importante salientar que devemos usar um vinagre de maçã 100% puro e orgânico, que garante que as propriedades naturais estejam intactas e o resultado seja o esperado.
1- Para fazer o soro será necessário misturar em uma tigela 250 ml de água morna, equivalente a uma xícara, com 30 ml de vinagre, equivalente a duas colheres de sopa.
2- Se o cabelo a tratar for oleoso, pode adicionar mais uma colher de sopa de vinagre de maçã.
3- Depois de pronto, transfira a mistura para um recipiente de spray e borrife em todo o cabelo e couro cabeludo após lavá-lo com shampoo. Massageie por alguns minutos levando da raiz até as pontas.
4- Enxaguar o produto após 5 minutos com bastante água e repetir o procedimento uma vez por semana.
5- Para o cheiro que é percebido no momento, não há necessidade de se preocupar, pois ele desaparece assim que o cabelo seca. Não é necessário usar uma máscara nutritiva depois e é melhor não usar um enxágue em creme, pois minimizaremos o brilho fornecido pelo vinagre de maçã: um dos resultados mais imediatos que você pode desfrutar instantaneamente.
E você está esperando o que para incorporar esse sérum à base de vinagre e água, de baixo custo, na sua rotina de beleza capilar?
Nota: Não esqueça de fazer o teste de alergia e consultar seu dermatologista antes de aplicar qualquer produto no cabelo.