Sem dúvida, os perfumes orgânicos lançaram suas bases na cosmética e vieram para ficar. Nós dizemos-lhe tudo o que você precisa saber sobre eles em passos simples. Prepare seu próprio perfume floral orgânico e natural.
Diferença entre perfumes orgânicos e sintéticos
Há uma grande diferença entre perfumes sintéticos e perfumes orgânicos. Estes últimos são compostos por ingredientes de origem vegetal e são cultivados sem a intervenção de produtos químicos, como os famosos parabenos ou ftalatos. Por outro lado, o que os perfumes orgânicos têm é que preservam outros compostos como os óleos essenciais que são responsáveis pelo seu aroma delicioso e inconfundível.
Tenha em mente que eles são baseados em água destilada e álcool natural, que é obtido através da fermentação e destilação do trigo, também da uva ou da cana-de-açúcar. Dessa forma, seu cheiro é basicamente neutro e sua cor é clara.
Dito tudo isso, o mais interessante dos perfumes orgânicos é que eles produzem uma sensação de calma que só um componente natural pode proporcionar.
Prepare seu próprio perfume floral orgânico e natural
Para que você possa preparar seu próprio perfume floral orgânico e natural, você precisa de alguns ingredientes. Escolher o melhor é essencial para fazer um produto de qualidade e com os aromas que estão sendo procurados.
De um modo geral, os mais essenciais para conseguir uma fragrância são os seguintes:
- Álcool puro, sem qualquer odor.
- Um pouco de água.
- Óleos essenciais para aromas.
- Tigela de vidro escuro.
Para ter em conta as quantidades e óleos essenciais
Para quem prefere perfumes orgânicos em óleo e ainda não encontrou o aroma ideal para fazer você mesmo, existem certas fragrâncias que são feitas com uma alta porcentagem de ingredientes naturais (97%) e são indicadas para veganos, pois são justamente perfumes veganos. Especificamente, são essas quatro fragrâncias: Mina, Cleo, Élise e Nayla.
O álcool orgânico recomendado que não contém pesticidas, fertilizantes químicos ou vem de sementes geneticamente transformadas, vem de trigo orgânico cultivado na Itália.
Para fazer seu próprio perfume floral orgânico e natural, você também pode levar em consideração essas medidas e opções.
Perfume líquido caseiro com álcool:
- Óleos essenciais (15%)
- Álcool 96º (85%)
Perfume líquido caseiro com água e álcool:
- Álcool 96º (75%)
- Óleos essenciais (15%)
- Água desmineralizada (10%)
Perfume líquido caseiro sem álcool:
- Água (80%)
- Glicerina (5%)
- Óleos essenciais (15%)
Passos simples para preparar seu perfume floral orgânico e natural
1- Use uma tigela no centro da panela.
2- Espalhe as pétalas da fragrância floral escolhida ou óleo essencial ao redor da tigela e em seguida, despeje água destilada (desmineralizada) sobre elas até cobri-las, sem deixar a água entrar na tigela.
3- Em seguida, cubra a panela com a tampa virada de cabeça para baixo. Para evitar que o vapor escape, é recomendável selar bem a tampa com papel alumínio.
4- Coloque a panela no fogo e, quando começar a ferver, encha a concavidade da tampa com gelo quantas vezes forem necessárias até que a água destilada seja completamente consumida.
5- O gelo vai esfriar o vapor e é isso que vai condensar o óleo essencial (que então cai na tigela e flutua na água) também condensado.
6- Retire (com um conta-gotas) o óleo essencial e em seguida, coloque em um frasco de vidro adequado e seu perfume estará pronto para usar.