Prejudicial: Por que você não deve aplicar óleo de coco no rosto?
O óleo de coco é um produto natural que se tornou muito famoso na rotina de beleza de muitas mulheres, no entanto, aplicá-lo no rosto pode causar acne e outros problemas de pele.
>Descubra o que a mistura de óleo de bebê e café pode fazer pela sua pele
Um especialista em cuidados com a pele observou no portal HealthyWay.com que o óleo de coco é um dos óleos naturais com o maior índice comedogênico. “Isso significa que o óleo de coco não pode ser absorvido pela pele ou penetrar nos poros, por isso permanecerá na superfície obstruindo os poros e sufocando a pele”, disse Paul Dean.
O óleo de coco é frequentemente usado como removedor de maquiagem porque, embora seja capaz de remover cosméticos à prova d’água, a pele não é completamente limpa. “Em vez disso, os restos de sujeira, células mortas e maquiagem são encapsulados no óleo e aderem ao rosto”, detalhou Dean.
>Shampoo caseiro com óleo de coco para restaurar cabelos secos
Acne, vermelhidão, pequenas erupções, alergias, coceira e inflamação. Especialistas afirmam que pode ser pior para pessoas com pele oleosa, já que se torna o cenário ideal para o crescimento de bactérias e fungos.
Por sua vez, Joshua Zeichner, diretor de pesquisa cosmética e clínica em dermatologia do Hospital Mount Sinai, em Nova York, também explicou à revista Cosmopolitan que usar óleo de coco como removedor de maquiagem pode obstruir os poros.
>Cabelo menos grisalho: escureça seus fios com este óleo poderoso
O óleo de coco atua como um tampão nos poros do rosto, o que pode causar danos à pele que é, acima de tudo, propensa a acne.
O dermatologista indicou que os mais recomendados são aqueles com baixo índice comedogênico, como óleo de argão, karité, mamona, rosa mosqueta ou óleo de amêndoa.