Sua vontade é a de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2023? Então é melhor preparar o bolso, pois o valor do processo aumentou bastante neste ano e pode surpreender muitos motoristas iniciantes. Aliás, se sua intenção é apenas adicionar uma categoria a mais no documento, saiba que o valor também assusta.
Vale destacar que o preço da CNH já incomoda os brasileiros há um bom tempo e, pelo visto, deve continuar sendo um empecilho no orçamento das famílias. Por mais que o valor dos veículos também esteja alto, a habilitação é uma variante que pode ajudar a conseguir empregos e fazer renda extra para muitos brasileiros.
Antes de conhecer os valores médios para tirar CNH em 2023 no Brasil, é importante entender o que motivou a elevação dos preços por aqui.
A verdade é que o preço do documento aumenta todos os anos, geralmente nos primeiros meses, como janeiro e fevereiro. O reajuste é justificado por meio da necessidade de equiparação da inflação.
Ou seja, o que mais encarece o processo, na verdade, é a taxa cobrada pelo Centro de Formação de Condutores (CFC), ou autoescola, como é mais conhecido. Assim, o valor é utilizado (ou deveria) para aumentar o salário dos instrutores e funcionários desses estabelecimentos.
Outro ponto importante é sobre os pré-requisitos para obter sua primeira habilitação ou adicionar uma categoria extra a ela.
Primeiramente, é importante entender que existe algumas categorias possíveis para a CNH:
Agora que você já entendeu as informações básicas anteriores, vamos ao que de fato interessa que é saber qual é o valor do documento para 2023.
Neste caso, vamos apenas abordar as três categorias básicas e mais comuns (A, B e AB).
A médica nacional do processo para tirar a primeira habilitação no Brasil está custando os seguintes valores:
Os valores se aplicam também para adicionar a categoria na CNH já existente. Portanto, lembre-se que os preços podem variar entre os estados brasileiros, sendo que esta é apenas uma média.
Para a primeira Carteira Nacional de Habilitação emitida pelo Detran denominada como categoria A para condução de motocicletas e categoria B para condução de veículos. As etapas são estas a seguir: