A nova Reforma da Previdência estabeleceu que os brasileiros devem atingir o mínimo de 65 anos (se foram homens) para receber o direito de se aposentar. Além disso, há uma série de outras regras que precisam ser cumpridas.
No entanto, para receber a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é preciso ter contribuído mensalmente com a Previdência. Sendo assim, quem já ultrapassou mais de 60 anos de idade, mas nunca fez contribuição, pode ter direito a se aposentar? Essa é a questão que vamos discutir aqui e que merece atenção.
Na prática, quem nunca contribuiu com o INSS e já atingiu a idade avançada pode receber benefício social. No entanto, essa pessoa não pode se aposentar do jeito tradicional. O que acontece é que ela receberá o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por isso, é importante que alguns critérios sejam estabelecidos para que haja o pagamento do BPC às pessoas que desejam se aposentar, mas não contribuíram:
Conforme você tomou conhecimento, há critérios que devem ser obedecidos por quem deseja se aposentar, mas nunca contribuiu. Neste caso, o recebimento do BPC é a solução que o INSS dispõe às pessoas.
Se os pré-requisitos não foram preenchidos, a autarquia federal pode negar a concessão dos valores para os segurados.
Além disso, é importante saber que o BPC é um dos benefícios que não podem ser acumulados com outro pago pelo INSS. Seguro-desemprego, aposentadoria e pensões entram nesta lista. Por isso, é muito importante avaliar cada caso.
O valor pago dentro do BPC corresponde a um salário-mínimo vigente, ou seja, R$ 1.302 atualmente. Todo ano ele sofre reajuste.
Para solicitar é preciso estar inscrito no CadÚnico e seguir os passos abaixo:
Se for preciso comparecer pessoalmente a alguma agência do INSS, a pessoa receberá uma viso sobre o procedimento.