Dicas de Casa

Por que você NUNCA MAIS deve molhar o lápis de olho com a saliva da boca?

Publicado por
Evelin Leone

Por que você nunca mais deve molhar o lápis de olho com a saliva da boca? | Apesar de estarmos imersos no mundo da beleza, estética e cosmética, há momentos em que as luzes se apagam e cometemos erros, mesmo os mais básicos e estúpidos.

Com o passar do tempo, vamos transformando esses erros em costumes, levando aos imensos erros que usamos, passamos a vê-los como algo extremamente comum e atual em nossos processos de maquiagem ou na hora de nos arrumarmos para uma ocasião especial.

Claro que beleza não é algo que nasce com a gente, na verdade é algo que aprendemos com o tempo: o que significa que podemos cometer erros com mais facilidade. Pelo exposto, decidimos mostrar um erro que cometemos regularmente quando usamos o lápis de olho.

Por que você nunca mais deve molhar o lápis de olho com a saliva da boca?

Por que você nunca mais deve molhar o lápis de olho com a saliva da boca?

Embora para muitos pareça loucura, outra grande parte se sentirá completamente identificada: muitas mulheres umedece a ponta do lápis de olho com a boca. Isso não é recomendado e pode gerar problemas no seu olho.

Por quê? É simples: Bactérias de várias espécies se alojam em nossa boca. Ao lamber a ponta do lápis vamos impregnar com fungos e bactérias, que vão direto para os olhos, causando irritação ou infecção grave. De acordo com  Administração de Alimentos e Medicamentos de Estados Unidos (FDA), “você não deve passar saliva ou água para umedecer o cosmético para os olhos. Se o fizer, pode introduzir micróbios”.

Quantas bactérias existem na boca?

As bactérias encontradas na boca são muito numerosas. Segundo estudos científicos, existem cerca de 100 milhões de bactérias para cada mililitro de saliva. Além disso, não existe apenas uma espécie de bactéria, já que até 600 espécies diferentes de bactérias foram encontradas na boca.

Por que existem bactérias na boca?

Na boca estão reunidas todas as condições para a coexistência de múltiplos microrganismos, uma vez que se trata de uma cavidade aberta para o exterior. Mas, nem todas as bactérias podem viver na boca. A saliva atua como protetora do nosso corpo, eliminando milhares de bactérias. Muitos outros passam para o sistema digestivo onde são destruídos.

É verdade que alguns tipos de bactérias se adaptaram à cavidade oral e podem resistir às defesas do nosso corpo. Essas bactérias estão em equilíbrio com o nosso corpo e até desempenham funções que favorecem a nossa saúde.

Mas às vezes esse equilíbrio é quebrado e começam a ocorrer problemas e patologias bucais que devem ser combatidos para que não se agravem. Portanto, as patologias mais frequentes que encontramos são a cárie e a periodontite.