Os eletrodomésticos são, sem dúvida, projetados para facilitar as tarefas diárias na cozinha, tornando as ocupações da vida muito mais fáceis. No entanto, é importante estar ciente dos riscos associados ao uso de um deles em particular. Por exemplo, o micro-ondas é útil para aquecer água para um delicioso chá ou café.
Embora seja conveniente ter água quente instantaneamente, não é a prática mais recomendada.
Isso ocorre porque o principal risco é que isso possa afetar diretamente sua saúde, aumentando a possibilidade de doenças como câncer, queimaduras e outros danos materiais.
Por que você NUNCA deve esquentar água no micro-ondas?
Aquecer a água no forno de micro-ondas deixa-a em um estado instável, pois o aquecimento acelerado leva a uma produção excessiva de vapor, podendo fazer com que o recipiente utilizado exploda.
Portanto, para evitar preocupações com esses riscos, a melhor alternativa é aquecer a água em uma panela diretamente sobre o fogo, como é comummente feito. Isso permitirá que o calor se distribua uniformemente de baixo para cima na panela, causando a formação de bolhas que subirão à superfície e se romperão, indicando que a água está fervendo.
No entanto, se ainda assim você preferir usar o micro-ondas para aquecer sua água, é recomendado adicionar café, açúcar ou chá antes de aquecê-la.
Portanto, como você pode ver, o possível risco de continuar aquecendo a água no micro-ondas é algo que você deve estar ciente, e é aconselhável substituir essa prática por uma alternativa mais segura e confiável. Veja mais dicas de Limpeza!