Desde 2018, o óleo de coco se tornou um dos produtos naturais mais populares que conquistou celebridades, influenciadores e redes em geral, porque prometia ter múltiplos usos e muitos benefícios para saúde e beleza. Porém, há quem diga que não é tão bom quanto parece e, de fato, não se deve usar no rosto.
No final do mesmo ano, um professor de Harvard afirmou durante um fórum que este óleo é na verdade “puro veneno”, pois contém muitas gorduras saturadas, que não são fáceis de digerir e causam mais mal do que bem ao corpo humano, portanto, não deve ser usado para cozinhar.
Além disso, aplicá-lo no rosto pode causar problemas de pele que vamos listar abaixo.
Um especialista em cuidados com a pele alertou que o óleo de coco é um dos óleos naturais com maior índice comedogênico. Ele afirmou que os especialistas classificam os produtos para uso dermatológico em uma escala de 1 a 5, onde um significa que não é comedogênico, enquanto cinco indica que certamente danificará seus poros.
Com base nessa métrica, o óleo de coco é classificado como 4, assim como a manteiga de cacau, enquanto o único óleo pior do que isso é o gérmen de trigo, que é 5. “Isso significa que o óleo de coco não pode ser absorvido pela pele ou penetrar nos poros, então ele ficará na superfície, obstruindo os poros e sufocando a pele”, disse Paul Dean.
Embora por si só as suas complicações sejam geralmente acne, vermelhidão, pequenas erupções cutâneas, alergias, comichão e inflamação, estas podem agravar-se ainda mais se considerarmos que, sendo uma camada que fica apenas à superfície da pele e é gordurosa, torna-se um perfeito lugar para o crescimento de bactérias e fungos.
Além disso, é frequentemente usado como removedor de maquiagem, o que significa que, embora seja capaz de remover até cosméticos à prova d’água, sua tez não fica completamente limpa. Em vez disso, os restos de sujeira, células mortas e maquiagem são encapsulados nele e aderem ao seu rosto.
Que complicações o óleo de coco pode causar no seu rosto?
Acne, vermelhidão, pequenas erupções, alergias, coceira e inflamação. Especialistas dizem que pode ser pior para pessoas com pele oleosa, já que se torna o cenário ideal para o crescimento de bactérias e fungos.
Por sua vez, Joshua Zeichner, diretor de pesquisa clínica e cosmética em dermatologia do Mount Sinai Hospital, em Nova York, também explicou à revista Cosmopolitan que o uso do óleo de coco como removedor de maquiagem pode obstruir os poros.
O óleo de coco funciona como um tampão nos poros do rosto, o que pode danificar a pele, sobretudo propensa à acne.
Que tipo de óleo pode ser usado para o rosto?
A dermatologista indicou que os mais indicados são os de baixo índice comedogênico, como argan, karité, mamona, rosa mosqueta ou amêndoa. Veja a lista completa.