Por que você não pode descolorir o cabelo depois de alisar?

O alisamento é inimigo de quem deseja se submeter ao clareamento

O alisamento se tornou um dos melhores aliados das meninas que desejam ter cabelos lisos, sem frizz e com textura macia. Porém, também acaba sendo o grande inimigo de quem deseja se submeter ao clareamento. Portanto, nesta ocasião, compartilharemos com você por que não se deve descolorir o cabelo depois de alisá-lo.

O procedimento de alisamento consiste na aplicação de um conjunto de componentes químicos que modificam a estrutura do cabelo, quebrando as ligações internas e selando-o com um formato totalmente liso.

Por que você não pode descolorir o cabelo depois de alisar?
Por que você não pode descolorir o cabelo depois de alisar? | Foto: Freepik

A realidade é que essa técnica pode prejudicar a saúde do cabelo e promover a perda das ligações proteicas, sendo esse um dos principais motivos pelos quais um segundo procedimento forte não é recomendado.

Por que você não pode descolorir o cabelo depois de alisar?

Uma das primeiras recomendações que os estilistas fazem após o alisamento é priorizar os cuidados posteriores e evitar causar danos adicionais, já que o clareamento pode ser notoriamente prejudicial.

O procedimento de descoloração capilar também pode causar grandes danos, pois abre o fio para eliminar os pigmentos naturais. Nesse processo, muitos nutrientes e proteínas são perdidos, o que deixa os cabelos enfraquecidos.

A principal razão pela qual ambos os procedimentos não podem ser combinados ou feitos consecutivamente é porque o alisamento costuma utilizar formol, carbocisteína e/ou ácidos que produzem uma reação química quando combinados com os componentes do clareamento.

Nesse sentido, não é recomendado que a descoloração seja realizada após o alisamento, pois os cabelos podem sofrer danos irreparáveis, ficar com aspecto muito danificado e começar a cair com facilidade.

Os estilistas recomendam que a ordem seja primeiro o clareamento e depois o alisamento. Caso contrário, deve-se esperar no mínimo seis meses, além de realizar um teste de mecha para medir os danos que podem ser gerados.

Por isso, recomendamos que, caso você queira fazer uma descoloração, vá a um cabelereiro profissional para avaliar o estado atual dos seus cabelos e identificar se é adequado ou não fazer esse procedimento. Cuide do seu cabelo!