Cabelos

Por que você NÃO DEVE secar o cabelo ao ar livre?

Publicado por
Yanara Cardeal

Durante muitos anos, acreditou-se que secar o cabelo com ferramentas de calor causava danos, e por isso, a recomendação era secá-lo ao ar livre. Embora a ideia de que o calor pode prejudicar não seja falsa, a noção de que a secagem ao ar é inofensiva não é tão precisa como muitos acreditam. Descubra por que alguns especialistas afirmam que secar o cabelo ao ar livre também pode causar danos.

Ferramentas de calor, como secador, chapinha ou modelador de cachos, são responsáveis por modelar os cabelos através do uso de altas temperaturas e, a longo prazo, podem causar danos significativos aos fios.

Foto: Freepik

Como alternativa, muitos especialistas passaram a recomendar a secagem ao ar, mas recentemente um estudo destacou que essa prática também pode causar danos, podendo ser até pior do que os causados pelo calor.

Por que você não deve secar o cabelo ao ar livre?

Um estudo apresentado pela Annals of Dermatology, conduzido por especialistas em cuidados com os cabelos, revelou que a exposição prolongada à umidade durante a secagem ao ar pode alterar a estrutura interna dos fios de cabelo e danificar sua membrana celular.

Além disso, foi estabelecida uma conexão entre essa prática e o surgimento do fungo furfuráceo, responsável por gerar caspa e enfraquecer o couro cabeludo.

O portal oficial da Davines, uma renomada marca de cuidados capilares, também confirmou essa teoria, afirmando que “o cabelo pode absorver até 30% do seu próprio peso em água, o que tende a enfraquecê-lo e torná-lo mais suscetível à quebra”.

“A secagem ao ar leva tempo; quanto mais tempo o cabelo permanecer molhado, mais ele irá inchar e rachar o córtex, danificando-o permanentemente”, explicaram.

Nesse sentido, tanto a secagem com ferramentas de calor quanto a secagem ao ar livre podem causar danos, embora esta última acabe sendo mais prejudicial por afetar diretamente a cutícula interna dos cabelos.

Como você deve secar o cabelo?

Depois de compreender que não é aconselhável deixar o cabelo secar ao ar livre, você provavelmente se perguntará o que fazer, já que o secador também é reconhecido como uma ferramenta que, se usada constantemente, pode ser prejudicial.

No entanto, existem formas benéficas de utilizar o secador para o cuidado dos cabelos, começando pela aplicação de um protetor térmico com os cabelos ainda úmidos.

Alguns especialistas recomendam o uso da ferramenta em temperatura baixa ou média e a uma distância de até 15 centímetros, reduzindo assim o impacto nos fios e a umidade que pode afetar a estrutura interna se usada por muito tempo.

Lembre-se de que permitir que seu cabelo permaneça molhado por muito tempo pode enfraquecê-lo e torná-lo mais propenso a quebras, por isso é aconselhável seguir essas recomendações independentemente do tipo de cabelo.

Como uma dica adicional, é recomendável usar o secador em movimento constante para evitar a concentração excessiva de calor, direcionando o ar da raiz às pontas e finalizando com ar frio para manter o volume.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto no cabelo consulte seu tricologista ou dermatologista de confiança.