Tecnologia

Por que você não deve salvar senhas nos navegadores?

Publicado por
Yanara Cardeal

Uma das primeiras coisas que todo usuário aprende ao descobrir a internet é criar uma senha forte . Apesar disso, a maioria dos usuários não segue as recomendações básicas para estes, o que representa apenas mais um fator para o grande aumento de riscos informáticos que vivemos hoje.

 Existem todos os tipos de vírus na web de hoje, de ransomware a phishing , e são precisamente as plataformas mais populares: Chrome, Firefox e Edge que carregam o peso.

Por exemplo, os especialistas em segurança cibernética da Kaspersky concordam que as senhas não são a opção mais segura para manter uma conta segura. “Muitos navegadores armazenam as chaves em arquivos de texto simples que nem são criptografados.”

Trojans e outros tipos de malware estão em constante evolução para aproveitar as vulnerabilidades mais recentes. Navegadores populares como Chrome e Firefox lançaram mais de uma atualização de emergência constantemente devido a ameaças nos últimos anos.

Todo esse panorama é vivenciado desde 2020, ano em que a pandemia do coronavírus afetou fortemente a forma como milhões de pessoas se comunicam, que encontraram na internet a única forma de realizar suas atividades.

Isso levou a uma luta constante pelo crescente mercado-alvo que surgiu da noite para o dia, no qual existem milhões de usuários inexperientes em práticas básicas de segurança, como escolher uma boa senha ou evitar links maliciosos.

Por que não salvar suas senhas com preenchimento automático?

O portal de tecnologia espanhol 20Bits fez uma recontagem de várias opiniões sobre senhas salvas em navegadores como o Chrome. Especialistas de empresas como Iberbox, Panda Security, Kyndril, OpenText, entre outras, concordam que essas opções já são muito antiquadas para contornar um malware complexo projetado nestes tempos. Em contrapartida, as alternativas mais seguras —mesmo com suas deficiências— são aquelas que utilizam recursos biométricos, como impressões digitais.

Como devem ser todas as suas senhas?

Em contraste, especialistas como Tyler Moffitt, Miguel Angel Ordoñez da Kyndryl ou Hervé Lambert da Panda Security concordam que as senhas devem ser seguras se forem a única opção disponível em uma plataforma. As práticas que devem ser comuns são:

  • usar palavras complexas
  • usar números
  • Usar maiúsculas e minúsculas
  • usar caracteres especiais