Por que você não deve deixar a máquina de lavar funcionando durante a noite? | Cada família possui eletrodomésticos que podem ser essenciais no dia a dia e outros são opcionais. Liquidificadores, microondas, forno elétrico, cafeteira não estão presentes na casa de todos os brasileiros. Vai depender dos gostos e possibilidades econômicas de cada lar.
Mas a máquina de lavar tornou-se um dos eletrodomésticos fundamentais nas famílias numerosas, pois permite resolver o problema da lavagem e poupar tempo. Inclusive seu uso é feito durante a noite ou madrugada para que ao acordar sua roupa já esteja limpa.
Mas este eletrodoméstico, como a máquina de lavar roupas, consome muita energia e pode entrar em curto ou superaquecer durante o funcionamento. Essa prática pode acabar em incêndio.
Um relatório do Reino Unido informou que entre os 3.700 incêndios registrados devido ao superaquecimento de aparelhos elétricos, um terço deles foi causado por máquinas de lavar e secadoras.
As pessoas têm o hábito de verificar antes de sair de casa se algum aparelho foi deixado ligado, tendo em conta o risco de incêndio. Mas essa prática de deixar aparelhos funcionando sozinho em casa pode não acabar bem.
Durante a noite, embora as pessoas estejam na casa, elas não estão presentes de alguma forma. O sono é intenso. Um incêndio pode ocorrer em minutos se a máquina de lavar superaquecer ou entrar em curto circuito. Uma única faísca acaba incendiando uma propriedade inteira.
Com essa teoria, os especialistas esclarecem que não é necessário ficar sentado ao lado do aparelho enquanto ele está funcionando, mas sim usá-lo nos momentos em que sabemos que podemos estar atentos a qualquer inconveniente que possa aparecer no momento.
Por outro lado, especialistas aconselham que pode ser usado papel alumínio. É um produto com múltiplos usos e também pode te ajudar na hora de lavar roupas.