POR QUE você NÃO deve comprar melancia cortada? 5 motivos. Leia este post e descubra do que estamos falando.
Frutas cortadas , como melancia, mamão ou abacaxi, são muito procuradas nos mercados, e assim as oferecem para nos poupar algum tempo, já que suas cascas são duras ou difíceis de partir. No entanto, embora seja mais conveniente comprá-lo dessa forma, pode não ser uma boa ideia. Continue lendo e descubra do que estamos falando.
Em primeiro lugar, quando a fruta é comprada inteira há a garantia de que ela ficará mais fresca e durará mais tempo. Pelo contrário, ao comprá-lo cortado, é muito provável que se deteriore em menos tempo.
E não é só isso: existem frutas que, ao serem cortadas, iniciam seu processo de oxidação, fazendo com que percam grande parte de seus valiosos nutrientes. E quanto mais tempo for cortado, menor será sua contribuição nutricional.
Além disso, quando o alimento não é protegido pela sua casca, é mais provável que seja contaminado por patógenos no ambiente. E, como houve manipulação no corte da fruta, ela pode ter entrado em contato com parasitas que podem afetar a nossa saúde.
Essa forma de adquirir alimentos também afeta o meio ambiente. A maioria das frutas compradas cortadas é embalada em plástico ou papel filme que geralmente são descartáveis, gerando um maior volume de lixo.
Por fim, vale muito a pena aproveitar as cascas de diversos alimentos em casa. Desta forma, e ao evitar comprar fruta cortada, evita gerar resíduos inorgânicos descartáveis, ao mesmo tempo que rentabiliza os resíduos orgânicos, transformando-os em composto, entre outras utilizações práticas.
Vale esclarecer que, por si só, as frutas cortadas não são ruins. Elas simplesmente não são tão boas quanto poderiam ser quando comprados com casca, sem intervenção humana prévia. Da mesma forma, é mais fácil encontrar estes produtos naturais nos mercados tradicionais, o que incentiva o consumo local. Ao que tudo indica, optar por alternativas sem plástico é uma jogada sábia a partir de agora.