Todos nós já ouvimos em algum momento que NUNCA devemos comer as sementes de uma maçã e até fomos ameaçados de que, se o fizéssemos, poderíamos morrer, mas até que ponto isso é verdade? Isso é o que realmente acontece se você os consumir por engano? Vamos responder a todas as questões.
Comer maçãs é um hábito muito comum entre grande parte da população, são ricas e nutritivas, por isso os nutricionistas recomendam incluí-las como parte de uma alimentação balanceada. No entanto, as sementes devemos evitar.
As sementes de maçã não são as únicas que devemos evitar comer, em geral nenhuma semente deve ser consumida, mas principalmente as de Pêra, Pêssego e Damasco, pois contêm a mesma substância que é prejudicial ao nosso corpo.
O problema de comer sementes de maçã vem do fato de conterem uma substância chamada amigdalina, por si só não representa um risco, mas quando entra em contato com a anterior no estômago, produz cianeto.
Mas, embora a presença de cianeto no corpo devido às sementes de maçã possa causar náuseas, dores de cabeça e também dores musculares, a verdade é que elas contêm quantidades mínimas, além do fato de que teriam que ser mastigadas para causar esses efeitos.
Para que o cianeto liberado pelas sementes da maçã atinja uma dose letal para o corpo humano, seriam necessárias aproximadamente 4.300 sementes de uma só vez, mas é recomendável retirar o caroço da fruta, principalmente se for para ser misturado.
Além disso, as sementes de maçã também contêm outros compostos que podem ser difíceis de digerir e causar problemas gastrointestinais em algumas pessoas. Em geral, é recomendável evitar o consumo excessivo de sementes de maçã e procurar orientação médica se houver preocupações sobre os efeitos de sua ingestão.