Você sabia que armazenar legumes em sacos plásticos na geladeira pode não ser uma boa ideia? Essa prática pode até parecer conveniente e higiênica, mas na verdade pode ter um impacto negativo. Além disso, há um motivo ainda mais curioso para evitar o uso de sacos plásticos. Continue lendo para descobrir os motivos pelos quais você deve reconsiderar a forma como guarda seus legumes frescos.
Quando guardamos verduras na geladeira ainda dentro de sacos plásticos, elas estragam mais rapidamente e podem representar um perigo para a nossa saúde. Isso ocorre porque o plástico impede a circulação de ar e esses alimentos possuem alto teor de água, o que acelera o crescimento de mofo e bactérias que os apodrecem mais rapidamente.
Especialistas recomendam lavar e desinfetar frutas e legumes antes de armazená-los. Depois, é preciso deixá-los secar perfeitamente e guardá-los em recipientes de vidro ou plástico fechados, com uma toalha de papel que absorva a umidade e retarde o processo de apodrecimento. Além disso, o armazenamento em recipientes fechados não apenas atrasa o processo de decomposição dos alimentos, mas também evita a contaminação cruzada, doenças e o desperdício de dinheiro.
Outra opção são os sacos, sacas ou grades de materiais naturais que permitem que os vegetais “respirem”. Isso pode ajudar, mas os alimentos sempre durarão mais se estiverem armazenados em recipientes fechados.
Se você perceber que precisa jogar fora alimentos toda semana, a melhor opção é congelá-los, cozinhar ou batê-los no liquidificador. Esses alimentos podem ser armazenados no freezer por cerca de 3 a 6 meses.
Além de evitar o desperdício de dinheiro, armazenar frutas e legumes corretamente também ajuda a manter uma alimentação saudável. Os nutrientes desses alimentos podem ser perdidos com o tempo, e um armazenamento inadequado pode acelerar esse processo.
Além disso, alimentos estragados ou contaminados podem causar doenças, o que pode ser ainda mais perigoso para pessoas com sistema imunológico comprometido, como crianças pequenas e idosos. Por isso, é importante cuidar da sua saúde e da saúde da sua família armazenando os alimentos corretamente.