O micro-ondas é um eletrodoméstico que costumamos usar quando não temos muito tempo para esquentar alimentos ou bebidas rapidamente, mas muitas pessoas o utilizam de forma inadequada por desconhecimento, o que pode acarretar riscos à saúde.
Um dos líquidos que mais costumamos aquecer é água, mas o que você provavelmente não sabia é que, ao fazê-lo, corre um risco e hoje vamos explicar o porquê.
Quando aquecemos água em uma panela, o calor é transferido por convecção, de baixo para cima, vemos como as bolhas sobem. Mas o micro-ondas aquece por radiação, orientando as moléculas de água em uma direção, de modo que o líquido, se as condições forem adequadas, pode chegar a 100 ºC e não começar a ferver, esse fenômeno é conhecido como superaquecimento, ou seja, aquecimento de um líquido a uma temperatura acima do seu ponto de ebulição normal.
O estado superaquecido é instável e pode levar o líquido ao ponto de ebulição muito rapidamente, gerando uma quantidade substancial de vapor. A rápida produção dessa quantidade de vapor pode fazer com que a água fervente saia do recipiente em alta velocidade com a menor vibração. Se você superaquecer a água, até superaquecer, essa instabilidade pode fazer com que, quando for abrir o micrro-ondas, o líquido acabe expelindo vapor, gerando uma explosão, podendo causar queimaduras. Por isso, não recomendamos aquecer água no micro-ondas.
Esse fenômeno de superaquecimento é mais frequente em recipientes que não apresentam imperfeições, como uma caneca, um copo de cerâmica ou vidro com pouco uso. Especialistas recomendam que uma forma de evitar este risco de explosão é utilizar sempre recipientes que tenham pelo menos a superfície ligeiramente riscada. Você também pode colocar um objeto liso não metálico, como uma colher de pau, dentro do recipiente.
O que acontece com objetos sem imperfeições é que as bolhas não tem onde aderir, daí não ocorrer primeiro a fervura, que depois com uma vibração pode causar a explosão, outra forma de diminuir o risco é nunca esquentar a água mais além da temperatura recomendada. Você deve levar em consideração o alerta emitido pela Universidade de Sydney “água muito quente é sempre perigosa e deve sempre ser tratada com cautela”.