O coronavírus impactou o mundo inteiro e levantou preocupações em muitos lares sobre como evitar a propagação de vírus e bactérias em casa. As medidas de higiene aumentaram, e é aconselhável, embora não obrigatório, limpar especialmente alguns objetos pessoais que levamos para a rua.
Neste contexto, a melhor recomendação para quebrar esta corrente é lavar as mãos com mais frequência e mais cuidado e evitar tocar nos objetos do cotidiano e, em seguida, tocar no rosto.
A limpeza ajuda a reduzir o risco de propagação de germes e bactérias, mas, além disso, usar um desinfetante depois ajuda a melhorar e prevenir infecções.
Os objetos mais frequentemente tocados, como óculos, celulares, controles remotos de televisão, chaves de casa ou brinquedos, devem ser limpos e desinfetados diariamente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não se sabe ao certo quanto tempo o vírus sobrevive na superfície de um objeto, como um celular, moedas ou notas…
De acordo com as informações conhecidas até o momento, o coronavírus pode persistir de algumas horas a vários dias, dependendo do tipo de superfície, da temperatura e da umidade do objeto.
Da mesma forma, a empresa de limpeza tem notado o aumento de consultas por produtos de limpeza a vapor. Resumindo, é um bom aliado em qualquer desinfecção.
Estas são áreas que são tocadas com frequência, assim como os interruptores. Sempre que entrar em casa, lave bem as mãos antes de tocar em qualquer coisa dentro de casa. Se isso não for possível, o melhor é primeiro limpar esses objetos e, em seguida, desinfetá-los.
Sempre tocamos nas chaves, tanto para sair quanto para entrar. Possivelmente, é o objeto mais exposto a bactérias. O melhor é limpá-las com água morna e sabão ou com limpeza a vapor assim que entrar em casa.
Quantas vezes tocamos no celular? Chamadas, mensagens, leitura de notícias. Mesmo que suas mãos estejam limpas, se você não tiver desinfetado o telefone, não adianta, porque é possível que o telefone transfira esses germes de volta para suas mãos.
Para limpar adequadamente o seu telefone sem correr o risco de causar danos causados pela água, é preferível seguir as recomendações e instruções da marca. O importante é manter sempre as mãos limpas antes de limpar a superfície.
Sejam para visão ou para sol, os óculos são o acessório que sempre nos acompanha. Portanto, é aconselhável lavá-los com frequência, pois ficam expostos diariamente.
Nos horários estabelecidos, as crianças podem sair e levar brinquedos. Recomenda-se que, ao retornar, os objetos com os quais brincaram na rua sejam lavados com água quente e sabão. É preciso ter um cuidado especial e prevenir sempre.
Nem sempre é possível eliminar 100% das bactérias de tudo o que tocamos, mas água e sabão, limpadores hidroalcóolicos e limpeza a vapor são os métodos mais eficazes. Além disso, esses especialistas recomendam que você use sempre luvas e roupas específicas destinadas à limpeza.