Por que você deve desativar o bluetooth do celular se não estiver usando? Atualmente, os telefones celulares tornaram-se centros de telecomunicações e incorporam um grande número de conexões. O progresso nesses campos significa que qualquer dispositivo integra, pelo menos, Wi-Fi ou Bluetooth . Ter o último ativado no dispositivo pode parecer inofensivo, mas na realidade não é e qualquer invasor pode se aproveitar disso para roubar informações de você.
Essas conexões são tão úteis que muitas vezes acontece que, uma vez ativadas, elas não são desativadas novamente por um longo tempo. Talvez com conexões Wi-Fi ou 4G e 5G não seja totalmente o caso, mas com Bluetooth essa situação é vista com mais frequência .
Pode parecer que manter o bluetooth do seu smartphone sempre ligado não seja um inconveniente, mas a realidade é que qualquer cibercriminoso poderá aproveitar isso para roubar seus dados. Por esse motivo, explicamos abaixo os casos mais comuns de ataques cibernéticos por esse meio e por que é aconselhável desativar a opção .
A forma como funciona é muito básica. O invasor se conecta ao seu dispositivo por meio da conexão e começa a enviar mensagens para outros dispositivos próximos , embora também possa fazer chamadas internacionais mediante taxa.
Como tal, é um dos mais graves, pois o cibercriminoso ganha privilégios dentro do dispositivo e pode realizar qualquer tipo de tarefa. Você está no controle e pode acessar informações privilegiadas, como chamadas telefônicas .
Nesse caso, o invasor não ganha poderes sobre o equipamento, mas pode acessar as informações gerais que estão no terminal. Portanto, ele pode roubar suas fotos, vídeos, e-mails, mensagens e muito mais.
Lembre-se que deixar o bluetooth ativado também informa sua localização para qualquer tipo de criminoso que queira ter controle sobre seus movimentos.