Quando pensamos em alecrim, focamos principalmente no seu uso na cozinha. Essa planta aromática é muito versátil e pode ser utilizada em diversas receitas, como assados, batatas, saladas, entre outras. No entanto, o alecrim também pode ser utilizado para preparar infusões, e seus numerosos usos e benefícios na medicina tradicional são conhecidos há muito tempo. Além disso, o alecrim é muito útil no quarto, de uma forma inesperada.
Como mencionamos, o alecrim não serve apenas para dar mais sabor a assados, saladas, sopas, batatas ou focaccias. Ele é muito utilizado na forma de infusões, decocções e chás de ervas, pois é muito útil para auxiliar a digestão, facilitar a respiração em caso de tosse e asma, e reduzir os sintomas da gripe. Além disso, ele pode ser utilizado como óleo essencial.
O alecrim também é uma verdadeira panaceia de beleza: torna a pele mais lisa e brilhante, estimula o crescimento do cabelo e o torna mais forte e robusto.
É muito fácil preparar uma infusão de alecrim. Basta ferver um pouco de água e, quando começar a ferver, adicionar uma colher de chá de folhas secas de alecrim (uma colher de chá de folhas frescas também serve) por xícara. Deixe em infusão por cerca de dez minutos, em seguida, coe e beba o chá de ervas quente.
Se você sofre de insônia, basta colocar um raminho de alecrim no quarto (ou até mesmo o vaso de planta, se desejar). Não deve ser colocado na mesinha de cabeceira ou muito perto da cama, mas perto da janela. Desta forma, seu perfume pode se espalhar gradativamente pelo ambiente, melhorando a qualidade do sono.
Isso porque o cheiro do alecrim parece ajudar a aliviar os níveis de estresse, promover o relaxamento e o sono, reduzindo os distúrbios do sono.
E lembre-se, o alecrim faz maravilhas mesmo quando colocado no aspirador de pó. Experimente e você concordará conosco.