Por que você deve beber chá de folha de louro à noite? As folhas de louro têm propriedades muito benéficas para a saúde.
O louro é uma planta que apresenta muitos benefícios tanto a nível culinário, como a nível da saúde, está incluído na lista das plantas medicinais, graças às múltiplas propriedades que possui e, que são potenciadas, dependendo da forma como é utilizada, como são utilizadas as suas folhas.
Principalmente, a folha de louro é tradicionalmente usada para tratar problemas digestivos e infecções, da mesma forma, o que é muito útil em termos de controle de diabetes e muitas outras condições.
Na gastronomia e na medicina, são normalmente utilizadas as folhas de louro frescas ou secas. Deles são extraídas algumas substâncias químicas como taninos, flavonoides, alcaloides, linalol e eugenol. Além de outras propriedades mais medicinais, como o fato de ser uma planta com benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes, digestivos e anti-reumáticos.
O fato de substâncias como o linalol e o cineol fazerem parte das folhas de louro, facilita a liberação de óleos essenciais que ajudam a relaxar o sistema nervoso central, reduzindo o estresse e a ansiedade, principalmente quando usados na forma de aromaterapia.
As folhas desta planta provocam aumento do volume do fluido gástrico, com aumento da secreção de enzimas e muco gástrico que facilita uma maior digestão. Além de estimular o apetite, as secreções digestivas e os movimentos intestinais, também facilita a digestão, previne azia e espasmos intestinais.
Consumir infusões de louro é uma boa opção para pessoas com problemas respiratórios, pois, por ter grande atividade antibacteriana e antisséptica, é muito útil para eliminar qualquer bactéria ou vírus que possa causar infecções no sistema respiratório, evitando assim o aparecimento de estas doenças e padecimentos, sendo um remédio natural adequado para ajudar a aliviar situações de bronquite e faringite.