Nossa esponja de lavar louça é uma das ferramentas básicas na hora de limpar a cozinha. No entanto, pode-se acreditar que estar em contato constante com detergente impede o acúmulo de bactérias, mas a realidade é bem diferente. Por isso, aqui vamos ensinar como você deve desinfetar sua esponja de louça adicionando sal, pelo menos duas vezes por semana.
As esponjas de prato são necessárias para limpar os utensílios de cozinha, como pratos, panelas, talheres e outros elementos que utilizamos durante o preparo das refeições. No entanto, ao contrário dos outros itens de limpeza, a esponja geralmente não é desinfetada regularmente, ou quase nunca, e há até quem prefira descartá-la antes de chegar a esse ponto.
Existem muitas maneiras de desinfetá-las, mas um dos truques mais básicos e eficazes é adicionar sal à esponja de louça. Aqui explicaremos como isso funciona e, acima de tudo, como fazer.
Após lavar toda a louça e utensílios, é importante enxaguar bem a esponja com água da torneira até que não saia mais espuma. Em seguida, deixe-a escorrer e guarde-a em um local seco para que o líquido seque completamente da esponja.
Quando você tiver certeza de que a esponja está completamente seca, o próximo passo é colocá-la em um recipiente com uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre. Adicione um copo de água quente para cobri-la e deixe-a de molho na mistura por 15 a 20 minutos.
Após esse tempo, retire a esponja do recipiente e deixe-a secar completamente antes de usá-la novamente. Outra alternativa é substituir o vinagre pelo suco de um limão. Isso garantirá que sua esponja esteja livre de bactérias.
O sal é o ingrediente-chave aqui, pois ajudará a evitar o acúmulo de fungos e bactérias em sua esponja. Se você deixar de realizar essa limpeza regular, estará contribuindo para que sua família tenha problemas estomacais, diarreia e até infecções pulmonares.
Portanto, é importante adicionar o sal à sua esponja de louça para mantê-la higienizada e livre de bactérias. Não se esqueça de seguir essas etapas de desinfecção pelo menos duas vezes por semana.