Você já se perguntou por que os semáforos têm apenas três cores: vermelho, amarelo e verde? Bem, parece que estamos prestes a ver uma mudança emocionante nos semáforos em breve. Uma quarta cor está sendo considerada para ser adicionada aos semáforos em todo o mundo. Mas por que uma quarta cor seria necessária? Será um rosa pastel ou um azul brilhante? Vamos explorar essa curiosa questão juntos.
A tecnologia está avançando a passos largos e algumas coisas que pareciam ficção científica para nós agora são realidade. Os carros sem motorista, também conhecidos como carros autônomos (AVs), já estão nas estradas de todo o mundo. No entanto, dirigir com carros motoristas humanos torna-se um tanto complicado. É por isso que as regras de trânsito terão que sofrer algumas modificações.
Pesquisadores da North Carolina State University estão realizando os primeiros testes para verificar a utilidade de semáforos de 4 cores: verde, amarelo, vermelho e branco. Embora as três primeiras cores sempre signifiquem a mesma coisa, a função do branco seria alertar os humanos para apenas “seguir o carro à sua frente” a fim de reduzir significativamente os atrasos no trânsito. Não entendeu? Vamos explicar melhor essa função e você irá entender.
Os carros autônomos nada mais são do que computadores sobre rodas, e aproveitar todo o seu potencial também significa usá-los para melhorar a fluidez ao se locomover pelas cidades. Em outras palavras, a luz branca servirá como um sinal para que os motoristas saibam que os AVs estão coordenando seu movimento para promover um tráfego mais eficiente durante um congestionamento e que, para reduzir o tempo, é melhor segui-los.
As regras são claras: os veículos autônomos se comunicariam entre si e com os semáforos nos cruzamentos, dentro de um determinado alcance. Isso lhes permitiria coordenar o fluxo de tráfego de forma mais eficiente e inteligente, melhorando o fluxo de tráfego em estradas com mais veículos e aconselhando sobre velocidades ideais.
Qualquer motorista humano na área seguindo o veículo à sua frente será informado pela luz branca: PARE se ela apagar, CONTINUE se estiver acesa. Quando o número de veículos autônomos em um cruzamento cair abaixo de um determinado limite, os semáforos voltarão à opção normal de vermelho, amarelo e verde.
“Dar algum controle do fluxo de tráfego aos veículos é uma ideia relativamente nova, chamada de paradigma de controle móvel”, disse o autor correspondente Ali Hajbabaie. “Ele pode ser usado para coordenar o tráfego em qualquer cenário que envolva veículos autônomos. Mas achamos importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos porque informa aos motoristas humanos o que está acontecendo, para que saibam o que devem fazer quando se aproximam do cruzamento”.