Os ovos são um básico na cozinha, são ricos, versáteis e muito nutritivos, por isso não podem faltar em casa, podemos fazer todo o tipo de preparações com ele. No entanto, alguns destes pratos requerem apenas a gema ou a clara e o nosso técnica para fazê-lo nem sempre é a melhor, pois podemos estar arriscando sem saber, por isso hoje vamos te contar porque separar a gema da clara com a casca pode ser perigoso.
A casca do ovo é muito nutritiva, é composta por mais de 90% de cálcio, também contém outros minerais como ferro, magnésio, zinco, cobre e fósforo; até a membrana contém elastina, aminoácidos, colágeno e ácido hialurônico.
No entanto, pode ser muito perigoso consumi-lo se não o tratarmos previamente, pois basta o contato da gema ou da clara com o exterior da casca para colocar você em risco.
Algo tão simples e prático como separar a gema das claras com a ajuda da casca pode representar um risco à saúde, pois a casca pode estar repleta de bactérias e germes que deixamos entrar em contato com o interior do ovo.
Se você quiser separar a gema da clara, pode fazer algo tão simples quanto o truque da garrafa, que consiste em quebrar um ovo em um prato e depois extrair a gema com a ajuda de um bico de garrafa. Eles também vendem instrumentos especializados para isso.
Hoje em dia, antes de vender os ovos embalados, as empresas fazem uma lavagem especial, porém, as galinhas podem ser portadoras de salmonela e contaminar as cascas, ou se contaminar com os excrementos das galinhas ou nas áreas onde os ovos são postos. Conforme explicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Apesar desses riscos, lavar as cascas antes de usar o ovo não é a melhor opção, pois elas são porosas e patógenos podem acabar entrando no ovo.
É claro que bactérias como a salmonela não resiste a altas temperaturas acima de 70 ° C , portanto, se cozinharmos bem este alimento, não haverá problema. Mas o seu manuseio quando estiver cru e a hora de separar a gema da clara, deve ser feito com cuidado, principalmente se for usar a clara ou a gema em receitas com pouco ou nenhum cozimento, como fazer uma gemada por exemplo.
Agora que você já sabe por que separar a gema da clara com a casca pode ser perigoso, quando fizer isso busque uma maneira segura para não correr riso de contaminação.