Por que os pacotes de batatas fritas estão sempre meio vazios? | Você já percebeu que os pacotes de salgadinhos encontrados nas lojas nunca ficam completamente cheios e contêm quase metade de seu volume preenchido com ar. Isso não é uma coincidência.
É difícil encontrar alguém que não goste de batatas fritas. Não é à toa que é considerado o produto mais consumido no mundo.
No mercado, encontramos diversos sabores prontos para satisfazer todos os paladares. Existem os clássicos, aqueles com temperos, sabor de tomate, pizza, cebola, queijo, entre outros. Podemos considerá-los um aperitivo que agrada praticamente a todas as pessoas, jovens e idosos.
Algumas empresas, para torná-los mais atraentes aos olhos das crianças, adicionam pequenas surpresas aos salgadinhos, presentinhos que as crianças adoram. Mas essas surpresas também podem se referir ao próprio conteúdo.
Quando temos o saco de batatas fritas nas mãos e esperamos o momento certo para abri-lo, acontece algo curioso. Quando abrimos o saco, nos deparamos com uma embalagem que contém quase metade do seu volume preenchido com ar. O primeiro pensamento que vem à mente é que houve um erro por parte da empresa. No entanto, há uma razão específica pela qual alguns sacos de batatas fritas não estão completamente cheios.
Um dos petiscos mais populares do mundo, nascido há cerca de dois séculos e ainda hoje presente no mercado, pode ser considerado uma invenção acidental. Segundo uma lenda urbana americana, um famoso chef chamado George Crum improvisou algo muito interessante enquanto servia batatas fritas a um cliente famoso e rico em seu restaurante. Seus clientes nunca ficavam completamente satisfeitos com as batatas fritas servidas, então o chef decidiu cortá-las em fatias mais finas e salgá-las mais, o que satisfez seu cliente.
No entanto, ao longo do tempo, essa lenda urbana foi rotulada como notícia falsa, embora paradoxalmente o termo usado até poucos anos atrás na América fosse “Saratoga Chips,” sendo Saratoga justamente o local do restaurante da lenda. Por outro lado, a receita original foi publicada no livro “The Cook’s Oracle,” de William Kitchiner, em 1817. Uma coisa em que todos concordam é a quantidade de batatas fritas nos sacos. Muitas vezes acontece que muitos deles estão meio cheios, quando seria melhor se tivessem mais batatas fritas. Mas há uma explicação para isso. Muitas pessoas se perguntam por que alguns fabricantes tendem a colocar ainda menos. Então, é hora de entender por que há tão poucas batatas fritas dentro dos sacos.
Desde o momento em que as batatas fritas são embaladas na empresa até o momento da venda nos supermercados ou outros comércios, tudo é feito para manter a integridade do produto. Durante o transporte, caixas contendo dezenas de sacos de salgadinhos são manuseadas de várias maneiras.
Se os sacos estivessem completamente cheios, até 3/4, haveria um maior risco de chegarem aos consumidores na forma de migalhas, o que deve ser evitado para preservar a qualidade do produto e evitar perdas comerciais. Portanto, é necessário reduzir o conteúdo interno.
O inchaço do saco não se deve, portanto, ao ar, mas ao gás ou ao nitrogênio, semelhante ao ar que respiramos. Isso ajuda a manter a vida útil do produto e garante sua crocância, como se tivesse sido frito no mesmo dia.