Sempre que vamos ao supermercado, lá estão os ovos. Eles estão sempre em suas placas, enquanto escolhemos e examinamos cuidadosamente cada um, para garantir que nenhum esteja quebrado, antes de selecionar uma ou duas dúzias para levarmos para casa. Os ovos são mantidos em temperatura ambiente no supermercado, mas assim que chegamos em casa, corremos para colocá-los na geladeira.
Mas por que os ovos podem ficar fora da geladeira no supermercado e devem estar na geladeira em casa? E por que os supermercados não colocam os ovos na geladeira? Essas são questões que sempre me preocuparam.
A resposta está relacionada à casca do ovo e, mais especificamente, à cutícula, a camada que protege o interior do ovo contra possíveis bactérias, como a salmonela ou a listeria, que geralmente se acumulam na superfície da casca.
POR QUE os ovos não ficam na geladeira do supermercado?
Aqui está a resposta. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar a cutícula, permitindo que as bactérias penetrem no interior do ovo e infectem a gema e a clara. Se os ovos fossem mantidos na geladeira do supermercado e depois retirados e transportados para casa, a casca poderia ser danificada pelo aquecimento repentino, causando esse efeito indesejado.
Portanto, não é recomendado armazenar os ovos na geladeira do supermercado. Em casa, os ovos não precisam necessariamente ser mantidos na geladeira, desde que sejam mantidos em local fresco e seco. No entanto, se forem colocados na geladeira, não devem ser retirados, exceto para serem cozidos ou fritos.
A cutícula é muito delicada, e é por isso que os ovos não devem ser lavados antes de serem consumidos, para evitar que essa camada protetora seja removida. Se a casca estiver intacta, o ovo pode ficar fresco por cerca de 28 dias.
Por fim, um lembrete: você pode acessar mais dicas impressionantes em nossa página exclusiva!