Por que os celulares modernos não têm mais entrada para fone de ouvido?

A nova tendência de smartphones sem mini jack abre caminho para novas mudanças

Os fabricantes de celulares estão incorporando novas tecnologias em seus celulares, que não ficam apenas evidentes nas telas e no sistema fotográfico , mas também em outras seções que os usuários valorizam muito.

Uma das principais mudanças que eles estão fazendo, mas que poucos sabem, é o plano de eliminar aqueles elementos que eles não consideram mais necessários, como o fone de ouvido ou também conhecido como conector de áudio . Por que esse recurso seria removido? Vamos explicar para você abaixo.

Embora ainda existam celulares de médio porte que mantêm o conector de áudio, cada vez mais dispositivos pararam de incluir esses recursos, como o iPhone 13 Pro Max, Xiaomi 11T, Samsung Galaxy Z Flip 3, Huawei P50 Pro e muito mais. Ou seja, o fone de ouvido terá a mesma extremidade que as baterias removíveis e o teclado físico que desapareceram completamente.

De acordo com o site Android4ll, esta nova tendência de smartphones sem mini jack abre caminho para novas mudanças na área dos equipamentos móveis, mas as principais razões para esta mudança radical são as seguintes:

  • Telefone mais resistente: os fabricantes procuram celulares cada vez mais resistentes, por isso consideraram que possíveis pontos fracos devem ser eliminados e o conector de áudio é uma área sensível onde o líquido pode entrar.
  • Melhor design: a eliminação do conector de áudio favorece um melhor design nos smartphones e a integração de outros elementos de hardware que deixam o espaço da entrada.
  • Estratégia de marketing: Após a remoção do fone de ouvido, os fabricantes de celulares também optaram por deixar de incluir fones de ouvido com fio na caixa de seus aparelhos. Esta é uma estratégia de marketing clara para impulsionar a venda de seus fones de ouvido sem fio como os Airpods da Apple e os Galaxy Buds da Samsung.

Como ouvir música em telefones celulares sem entrada de áudio?

Não importa se você está usando um telefone Android ou um iPhone, você ainda pode usar a porta de carregamento para conectar um adaptador com um fone de ouvido. No caso de um celular Android, você terá que usar um adaptador de porta USB tipo C com entrada de áudio, enquanto para o iPhone é um adaptador Lightning com entrada para fone de ouvido.

Outra solução é apostar em fones de ouvido Bluetooth . Há todas as gamas e com preços diferentes. Os principais fabricantes como Samsung, Huawei, Xiaomi e Apple possuem uma boa variedade de modelos.

Por que os telefones Android não têm mais rádio FM interno?

Hoje em dia é raro ver um telefone Android com rádio FM. Embora existam dispositivos de nível básico que possuem esse recurso, celulares de última geração de marcas como Samsung e Apple optaram por removê-lo completamente. Por que essa decisão dos fabricantes? A gente te conta na próxima nota.

Nos primeiros smartphones, o chip de rádio era desbloqueado por padrão, para que os usuários pudessem ouvir música e notícias sem gastar dados em seu telefone. Atualmente, este item está desbloqueado na maioria dos smartphones.

Notícias em destaque

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação