Hoje vamos saber por que ocorre a queda de cabelo em mulheres? Abordaremos as 6 causas comuns deste problema que tanto nos preocupa.
A maioria das pessoas perde uma boa quantidade de cabelo todos os dias. De acordo com a Mayo Clinic, a pessoa média perde entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Mas uma ampla variedade de problemas, de doenças autoimunes a decisões de estilo de vida, pode fazer com que nosso cabelo caia em taxas mais alarmantes.
De fato, a American Hair Loss Association diz que as mulheres representam 40% das pessoas que lutam contra a queda de cabelo.
Por que ocorre a queda de cabelo em mulheres? 6 causas comuns
As causas por trás da queda de cabelo nas mulheres são muito variadas. Os homens podem apontar para seus genes, mas para as mulheres, podem ser genes ou uma reação a qualquer coisa, desde cabelos tingidos demais até uma súbita flutuação hormonal (gravidez, por exemplo). Os folículos são sensíveis aos hormônios, embora os cientistas não tenham certeza de como ou por quê.
Vejamos algumas das causas mais comuns de perda de cabelo em mulheres abaixo .
1- Pílulas anticoncepcionais
Para algumas mulheres, as pílulas anticoncepcionais realmente fazem o cabelo crescer mais rápido; mas para outros o o controle de natalidade hormonal pode levar à queda de cabelo.
De acordo com a American Hair Loss Association, “Mulheres que têm predisposição à queda de cabelo relacionada a hormônios ou que são hipersensíveis às alterações hormonais que ocorrem em seus corpos podem sofrer queda de cabelo em graus variados enquanto tomam a pílula ou, mais comumente, por vários semanas ou meses após a interrupção da pílula.
2- Parto pode causar queda de cabelo
De acordo com WhatToExpect.com, muitas mulheres experimentam queda de cabelo pós-parto, uma “queda repentina (às vezes em grupos) que muitas novas mães experimentam três a seis meses após o parto”.
3- Condições da tireoide
O hipotireoidismo, uma condição de saúde que ocorre quando a tireoide produz quantidades insuficientes de certos hormônios, pode eventualmente levar à perda de cabelo se não for tratada por tempo suficiente.
Mas a perda de cabelo é realmente uma das menores preocupações se você tem hipotireoidismo não tratado: sem medicação, a condição pode levar à fadiga, colesterol alto, depressão, dores nas articulações, problemas de memória e até mesmo uma frequência cardíaca mais lenta.
O hipotireoidismo pode ser tratado com medicamentos, que devem eliminar quase todos os efeitos colaterais mencionados acima.
4- Certos tipos de penteados
Existem algumas maneiras diferentes pelas quais o estilo pode levar à perda de cabelo. Uma das mais comuns é a alopecia por tração, que é a perda de cabelo causada por tranças muito apertadas, extensões ou outros estilos que pressionam o cabelo.
O uso excessivo de alguns procedimentos de condicionamento pesado, como tratamentos com óleo quente, também pode inflamar os folículos capilares, fazendo com que o cabelo caia ou tenha problemas para crescer.
5- Estresse extremo causa queda de cabelo
O tipo de estresse que leva à queda de cabelo não é o estresse constante de baixo grau.
Em vez disso, estresse físico súbito (como a experiência de uma cirurgia ou parto) ou estresse emocional intenso (como o causado por separações, grandes problemas financeiros ou a morte de um ente querido) podem causar um tipo de perda de cabelo chamada eflúvio telógeno, que pode ocorrer até seis meses após o evento estressante em questão.
6- Deficiências de vitaminas causa queda de cabelo
Embora as deficiências de vitaminas por si só provavelmente não causem queda de cabelo, não ingerir ferro, vitaminas do complexo B, vitamina D ou zinco suficientes pode exacerbar outras condições que podem tornar seu corpo propenso à queda de cabelo.
Comer uma dieta mais rica em nutrientes e tomar suplementos vitamínicos pode ajudar, mas se você acha que está perdendo cabelo devido a vitaminas ou outros motivos relacionados à saúde, converse com seu médico para ter certeza de que não há nada mais sério.
Outras causas
De acordo com especialistas, diversas doenças também podem contribuir para a queda de cabelo. A perda de cabelo nas mulheres pode definitivamente ser um sinal de desequilíbrio hormonal.
Especificamente, a doença da tireoide pode causar queda de cabelo generalizada. Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem contribuir para isso. Na síndrome do ovário policístico (SOP), também vemos perda de cabelo. Pacientes com distúrbios alimentares podem ter queda de cabelo devido à má nutrição. A gravidez é uma das principais causas de queda de cabelo em mulheres e no período pós-parto. Pacientes com DIU hormonal também veem a queda de cabelo como um efeito colateral.
Acontece que muitas condições diferentes podem contribuir para a queda de cabelo ao longo da vida de uma mulher. Dessa forma, a melhor coisa a fazer quando o cabelo começa a cair é buscar ajuda médica para identificar a causa e combater adequadamente.
Atenção! As informações contidas neste artigo são apenas para fins educacionais e informativos e não se destinam a ser um conselho médico ou de saúde. Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica ou objetivos de saúde.