Por que NUNCA MAIS você deve misturar tequila com refrigerante?

Leia esta matéria e fique por dentro de um tema importante!

Por que nunca mais você deve misturar tequila com refrigerante? Leia esta matéria e fique por dentro de um tema importante!

Beber tequila com refrigerante é uma combinação muito comum, principalmente se você preparar palomas ou charro preto. No entanto, especialistas acreditam que pode ser muito prejudicial à saúde, principalmente para o estômago. Explicamos a seguir o que acontece.

Por que nunca mais você deve misturar tequila com refrigerante?
Por que nunca mais você deve misturar tequila com refrigerante?

Por que nunca mais você deve misturar tequila com refrigerante?

Ao consumir uma bebida alcoólica, como a tequila, há um número limite de porções para consumo responsável, conhecido como bebida padrão. Uma ingestão excessiva, além de causar uma forte embriaguez também causa irritação na mucosa intestinal.

Como se não bastasse, misturar tequila com refrigerante pode ter consequências ainda piores: Refrigerantes são bebidas carbonatadas que danificam a mucosa e irritam ainda mais o estômago, inclusive o aparelho digestivo.

O álcool, ao entrar em contato com o estômago, aumenta a produção de ácido, pois ajuda na digestão dos alimentos. Mas, quando tomado em excesso, causa azia, dor abdominal, vômito ou náusea.

Isso também acontece com coquetéis feitos com refrigerantes light ou diet. A mesma composição dos refrigerantes torna essas misturas perigosas, devido ao alto teor de açúcar e carbonato de sódio (que permite a formação de bolhas).

Pessoas que sofrem de doenças como gastrite ou colite são as que mais podem sofrer com as consequências dessas bebidas.

Outras consequências graves

Uma ingestão excessiva de açúcar também causa ganho de peso e maior chance de sofrer de doenças como diabetes. Por outro lado, o sódio aumenta a pressão arterial.

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) advertem que uma alta ingestão de açúcar, como em refrigerantes, pode levar à doença hepática gordurosa não alcoólica, incluindo cirrose. Embora pensemos que o refrigerante pode “suavizar” o efeito das bebidas alcoólicas, a realidade é que ele pode potencializar seus danos. Lembre-se de que é melhor tomá-lo com prudência para não afetar nossa saúde.