Por que nunca mais vocĂȘ deve misturar tequila com refrigerante? Leia esta matĂ©ria e fique por dentro de um tema importante!
Beber tequila com refrigerante Ă© uma combinação muito comum, principalmente se vocĂȘ preparar palomas ou charro preto. No entanto, especialistas acreditam que pode ser muito prejudicial Ă saĂșde, principalmente para o estĂŽmago. Explicamos a seguir o que acontece.
Por que nunca mais vocĂȘ deve misturar tequila com refrigerante?
Ao consumir uma bebida alcoĂłlica, como a tequila, hĂĄ um nĂșmero limite de porçÔes para consumo responsĂĄvel, conhecido como bebida padrĂŁo. Uma ingestĂŁo excessiva, alĂ©m de causar uma forte embriaguez tambĂ©m causa irritação na mucosa intestinal.
Como se nĂŁo bastasse, misturar tequila com refrigerante pode ter consequĂȘncias ainda piores: Refrigerantes sĂŁo bebidas carbonatadas que danificam a mucosa e irritam ainda mais o estĂŽmago, inclusive o aparelho digestivo.
O ålcool, ao entrar em contato com o estÎmago, aumenta a produção de åcido, pois ajuda na digestão dos alimentos. Mas, quando tomado em excesso, causa azia, dor abdominal, vÎmito ou nåusea.
Isso tambĂ©m acontece com coquetĂ©is feitos com refrigerantes light ou diet. A mesma composição dos refrigerantes torna essas misturas perigosas, devido ao alto teor de açĂșcar e carbonato de sĂłdio (que permite a formação de bolhas).
Pessoas que sofrem de doenças como gastrite ou colite sĂŁo as que mais podem sofrer com as consequĂȘncias dessas bebidas.
Outras consequĂȘncias graves
Uma ingestĂŁo excessiva de açĂșcar tambĂ©m causa ganho de peso e maior chance de sofrer de doenças como diabetes. Por outro lado, o sĂłdio aumenta a pressĂŁo arterial.
Os Institutos Nacionais de SaĂșde dos EUA (NIH) advertem que uma alta ingestĂŁo de açĂșcar, como em refrigerantes, pode levar Ă doença hepĂĄtica gordurosa nĂŁo alcoĂłlica, incluindo cirrose. Embora pensemos que o refrigerante pode “suavizar” o efeito das bebidas alcoĂłlicas, a realidade Ă© que ele pode potencializar seus danos. Lembre-se de que Ă© melhor tomĂĄ-lo com prudĂȘncia para nĂŁo afetar nossa saĂșde.