Quando se fala em alimentação, invariavelmente o tema saúde também é abordado. Você já se perguntou alguma vez por que nunca devo guardar alimentos enlatados na geladeira? Se já se fez essa pergunta, é importante saber que os especialistas alertaram sobre consequências que isso pode causar.
De acordo com um grande número de estudos, alimentos enlatados ou em conserva são capazes de se conservar por muito tempo fechados. No entanto, quando se trata de abrir itens que vão para a geladeira, você pode se deparar com alguns problemas complicados.
Portanto, se você é uma daquelas pessoas que abre uma lata de atum, não utiliza tudo, e coloca as sobras na geladeira, é hora de mudar isso, porque você pode enfrentar um problema de saúde por guardar os produtos enlatados na geladeira.
A partir de agora deve mudar a forma como guarda este tipo de produtos, até porque nem sempre é bom, nem para a comida enlatada, nem para outros produtos ou insumos alimentares que estão na sua geladeira.
Com certeza te impressiona perceber como esses enlatados podem durar até três anos na despensa, mas cuidado, porque depois de aberto não acontece o mesmo e é melhor consumir todo o conteúdo no dia em que abrir.
Ao abrir a lata, esta perde a sua capacidade de esterilização, pelo que deverá transferir o conteúdo para um recipiente hermético que não deverá ser guardado por mais de quatro dias.
1- É possível que as latas, estando sujas, criem o ambiente perfeito para uma enorme cultura bacteriana onde se formarão fungos e bactérias que irão contaminar outros alimentos. A bactéria Clostridium botulinum pode até estar presente e causar infecção alimentar.
2- Outro motivo é que os alimentos podem derramar ou, na falta disso, o líquido que os conserva pode secar, fazendo com que o conteúdo perca o sabor.
3- Por outro lado, se você não tomar cuidado, os alimentos podem ficar impregnados com o sabor do alumínio.
Dessa forma, o ideal é consumir todo o produto quando abrir a lata, ou se houver sobras, colocar em uma vasilha com tampa e deixar no máximo por quatro dias, para evitar os problemas citados acima.