Por que não podemos misturar cloro com detergente?

Confira e cuide-se

Certamente no desejo de deixar nossa casa impecável, misturamos produtos de limpeza para obter uma fórmula mais potente e remover a sujeira. No entanto, é quando você tem que ter muito cuidado para não prejudicar sua saúde. Por exemplo, vejamos: Por que não podemos misturar cloro com detergente?

Na verdade, a maioria de nós já tentou adicionar um pouco de alvejante ao detergente ou sabão. De acordo com o que um especialista em saúde explicou sobre o estado crítico de um paciente que fez essa mistura, a realidade é que o poder do detergente está cancelado e ele ainda acrescentou em suas palavras:

“porque você está oxidando e o poder branqueador do cloro também é anulado. Além disso, são liberados compostos que podem ser tóxicos (cloraminas)”.

Mais importante, os perigos para a saúde que essa mistura pode nos trazer abaixo.

O perigo de misturar cloro com detergente 

Para começar, o cloro usado em casa é uma solução de hipoclorito de sódio dissolvido em água. É altamente tóxico e pode causar inflamação da pele, mucosa respiratória e olhos, segundo o especialista.

Ele passou a explicar algo muito importante sobre os recipientes, eles são feitos de plástico opaco, verde ou amarelo, porque até a luz do sol pode torná-los instáveis ​​e, assim, liberar cloro na forma de gás.

Por outro lado, o detergente que usamos para lavar a louça, são substâncias que se ligam à gordura, reduzem sua tensão e permitem que ela seja eliminada. No entanto, quando o cloro é adicionado e atua, mas de forma instável. A realidade é que você não precisa dessa mistura para cumprir sua função de limpeza.

Como esses produtos devem ser usados?

A maneira correta de usar esses produtos sem combiná-los é lavar primeiro com detergente de louça, depois para desinfetar podemos usar cloro. No entanto, deve ser diluído em um recipiente com água e lá passaremos a louça para ser desinfetada.

Nunca juntamos os dois produtos de limpeza, talvez pensemos que assim as bactérias são eliminadas. Na verdade, se queremos nos livrar das bactérias, temos que trocar as esponjas com alguma frequência, pois é justamente na esponja que elas se acumulam.

Aviso:

De acordo com um infectologista, ressalto com relação a essa perigosa combinação de detergente e água sanitária ou cloro, as consultas para laringite e traqueíte química aumentaram. Patologias causadas pelo mau uso desses produtos de limpeza.

Além disso, esclareceu que a ingestão de alvejante pode levar à intoxicação, além de inalar os vapores que são liberados quando uma substância é misturada com amônia ou ácido clorídrico.