Utensílios de madeira são muito comuns em todas as cozinhas, como tábuas de cortar, colheres ou esse material também está presente nos cabos de aparelhos como facas e panelas. Mas, você sabe por que não é uma boa ideia cozinhar com utensílios de madeira?
Raramente refletimos sobre as ferramentas que usamos para manipular os alimentos e o impacto que isso terá na nossa saúde e até no sabor dos nossos alimentos. Infelizmente, a madeira geralmente não é a melhor opção. Hoje explicamos o que acontece com esses utensílios para que você tome os devidos cuidados na hora de cozinhar.
Utensílios de madeira podem causar contaminação cruzada
A contaminação cruzada é quando as bactérias são transferidas de um espaço contaminado para outro que não estava, especialmente ao cozinhar alimentos. Isso ocorre, principalmente, quando se utilizam tábuas de cortar, já que são utilizadas para diferentes alimentos em uma mesma ocasião.
Por outro lado, no caso das colheres de pau, quando o material é muito duro, aplica-se uma pressão mais forte que o normal, que acaba levantando material da superfície da panela, fazendo com que se misture com a comida a ser consumida. Além disso, esses utensílios são muito propensos a aberturas onde a sujeira se acumula e, portanto, o aparecimento de bactérias.
O que acontece se eu lavá-los?
Infelizmente, desinfetá-los com máquina de lavar louça ou água quente não resolve o problema, pois pode inchara madeira e dar um sabor desagradável aos alimentos. Se você possui diversos utensílios de madeira em sua cozinha, lave-os muito bem e, antes de guardá-los, sugerimos que sejam bem ventilados antes de secá-los e armazená-los.
Dica para lavar utensílios de madeira
Você vai precisar:
- Água
- Suco de um limão
- Vinagre branco
- Sal
- Recipiente onde cabem seus utensílios de madeira
Como se faz?
1. Em um recipiente, adicione água, suco de limão e um pouco de vinagre.
2. Misture muito bem.
3. Coloque os palitos e utensílios de madeira no recipiente.
4. Deixe descansar por 24 horas.
5. Retire um a um e adicione sal
6. O próximo passo será enxaguá-los com água, sabão e sal para remover restos de comida e sujeira.
7. Agora pegue um pano deixe que sejam bem ventilados e em seguida, seque um a um com um pano de prato.
Lembre-se que por nada no mundo devemos deixá-los secar sozinhos, pois isso pode gerar umidade e cheirar mal.