Se você tem um animal de estimação, com certeza ele já fez alguma travessura e fez xixi em um lugar onde não deveria. A primeira coisa que vem à mente é limpar com alvejante, que por sinal é um ótimo desinfetante. Uma das ações mais comuns dentro da limpeza doméstica é o uso dele.
No entanto, esta solução, reconhecida pelo seu poder desinfetante e eliminador de odores, pode colocar em risco a nossa saúde e dos animais de estimação.
Portanto, os especialistas não recomendam usar este produto para limpar o xixi do animal de estimação e te explicamos mais do que se trata a seguir.
Você deve saber que a urina canina é composta por diferentes resíduos que são excretados por este meio. Alguns desses resíduos podem reagir com o hipoclorito de sódio, contido no alvejante. Ao limpar com este produto diretamente, a formação de gases tóxicos prejudiciais à saúde é incentivada.
A urina de cachorro contém pequenas quantidades de amônio, que reage com o hipoclorito de sódio para formar um composto chamado cloramina, que é um gás tóxico liberado após a reação química.
As cloraminas são capazes de causar irritação e queimaduras na pele, olhos, nariz e garganta, bem como dificuldades respiratórias após a inalação. Por outro lado, a exposição prolongada pode causar danos ao fígado, uma vez que essas substâncias são consideradas hepatotóxicas e cancerígenas.
O melhor é limpar com qualquer produto de limpeza sem cloro, ou também pode usar uma porção de vinagre branco para duas de água para melhor desinfecção:
Outra solução caseira e simples é limpar com um pano ou esfregão e depois remover o mau odor, dessa forma: