Se você é daquelas pessoas que deixa o celular carregando por várias horas a noite enquanto você dorme, esta informação é do seu interesse.
Antes de dormir, a maioria das pessoas aproveita para carregar o celular, pois assim podem ter a bateria 100% ao acordar. Embora essa prática seja bastante comum e pareça inofensiva, não é recomendável fazê-la. Por quê? Aqui te contamos.
Se você está pensando que a bateria do seu celular pode superaquecer ou explodir porque está ligada na energia por muito tempo, está muito enganado. Isso porque quando o percentual atinge 100%, o fornecimento da carga é interrompido automaticamente.
Não importa se é Android ou iPhone, a bateria não causará incêndio porque você esquece de desconectar o celular da tomada. Então, por que você não deveria deixá-lo conectado por tanto tempo? Porque a bateria se degradará mais rápido, o que afetará sua autonomia.
Conforme detalhado pelo Computer Hoy, portal especializado em tecnologia, os telefones atuais (especialmente os de médio e alto padrão) podem carregar 50% de sua bateria em aproximadamente 30 minutos, por isso não é necessário deixá-los conectados a noite toda.
O problema de deixá-lo carregando a noite toda é que, mesmo que você não esteja usando, seu telefone ainda estará ativo, recebendo notificações de seus aplicativos, realizando atualizações automáticas, entre outras tarefas que esgotarão a bateria, embora no mínimo nível.
Ou seja, seu telefone estará carregando constantemente, por períodos de tempo muito curtos, o que fará com que o número de ciclos de carregamento diminua. Se você continuar com essa prática, a autonomia do seu dispositivo diminuirá gradualmente.
Por esse motivo, os especialistas recomendam desconectar o telefone da tomada assim que terminar de carregar. Eles também apontam que é ideal que o nível de carga da bateria não diminua abaixo de 20%.