Fazer saques e depósitos em caixas eletrônicos tem facilitado a vida das pessoas, pois evita as longas filas dentro do banco. No entanto, existem práticas perigosas, como a impressão de recibos após a utilização do caixa eletrônico, que podem colocar em risco a nossa segurança e fazer com que percamos dinheiro.
Existem várias recomendações para usar os caixas eletrônicos com segurança, como fazê-lo durante o dia e observar as pessoas ao nosso redor enquanto fazemos transações, mas pouco se fala sobre a impressão dos recibos e o que fazer com eles.
Em primeiro lugar, imprimir o recibo gera poluição, pois todos os movimentos podem ser consultados em aplicativos móveis e até mesmo são gerados recibos eletrônicos que podem ser enviados por mensagem instantânea.
Aliás, já existem alguns bancos que sugerem não imprimir o recibo por razões ecológicas, cientes de que existem outras opções que não desperdiçam papel.
Mas o mais perigoso de imprimir o recibo é que geralmente ele é jogado na mesma lixeira do caixa eletrônico, expondo nossos dados pessoais. Se o caixa eletrônico fornecer o recibo sem pedir ou se você o solicitar por engano, na maioria das vezes ele parece um pedaço de papel descartável que é jogado fora.
A Kaspersky, empresa de segurança da informação, afirma que são comuns as fraudes realizadas a partir de recibos que os criminosos recuperam de latas de lixo, já que os dados do recibo são usados para gerar estratégias de fraude.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir sua segurança ao usar um caixa eletrônico: