Unhas

Por que é MUITO PERIGOSO fazer unhas em gel com muita frequência?

Publicado por
Jerffeson Brandao

Unhas em gel, também chamadas de unhas acrílicas, são um acessório de beleza adorado por muitos. Porém, especialistas têm alertado sobre os riscos à saúde envolvidos no uso excessivo deste método de embelezamento. Uma preocupação particular é a presença de substâncias nocivas nos esmaltes, conhecido como o “trio tóxico” – formaldeído, dibutil ftalato e toluidina. Essas substâncias têm potencial carcinogênico, podendo induzir ao crescimento de células cancerígenas no organismo.

Um recente estudo da Universidade da Califórnia em San Diego traz à luz um perigo adicional relacionado à prática das unhas em gel: a radiação ultravioleta (UV) emitida pelos secadores de esmalte.

Por que é MUITO PERIGOSO fazer unhas em gel com muita frequência

Por que é MUITO PERIGOSO fazer unhas em gel com muita frequência?

A realização frequente de unhas em gel pode ser mais perigosa do que se pensava anteriormente, devido aos riscos de saúde associados ao processo. O estudo da Universidade da Califórnia revelou que a exposição constante à luz ultravioleta (UV) – emitida pelos secadores de esmalte usados no processo das unhas em gel – pode aumentar significativamente o risco de câncer de pele.

Os Resultados Alarmantes do Estudo

O estudo revelou dados surpreendentes sobre a radiação produzida pelos secadores de unhas. Uma única exposição de 20 minutos pode resultar em 20-30% de morte celular, e três exposições consecutivas de 20 minutos causam entre 65-70% de morte celular. Ludmil Alexandrov, autor do estudo, iniciou a pesquisa após descobrir um caso de uma mulher jovem diagnosticada com um raro tipo de câncer de pele no dedo, possivelmente relacionado ao uso frequente de secadores UV para unhas.

A pesquisa também ressaltou o dano irreparável ao DNA e as mutações celulares que podem causar disfunção mitocondrial devido à exposição à radiação UV. Durante o estudo, os pesquisadores observaram pacientes com câncer de pele e identificaram padrões similares. No entanto, mais estudos em grande escala são necessários para determinar a verdadeira extensão do risco de câncer de pele em indivíduos que fazem uso regular de secadores de esmalte UV.

Recomendações para uso mais seguro

Para diminuir os riscos associados ao uso desses aparelhos, os especialistas sugerem a aplicação de protetor solar ou o uso de luvas especiais que deixem apenas as unhas expostas à luz UV. Além disso, aqueles que frequentam regularmente salões de beleza têm maior probabilidade de danificar seu DNA, em comparação com aqueles que fazem visitas esporádicas.

Estudos anteriores, como o realizado em 2009, já haviam relatado casos de mulheres sem histórico familiar de câncer de pele, mas que desenvolveram a doença nas mãos. Outro estudo, de 2013, revelou que a radiação emitida pelos secadores de unhas UV era 4,2 vezes mais potente do que a radiação solar.

Os resultados completos da pesquisa podem ser encontrados na revista Nature Communications. Mantenha-se informado e proteja sua saúde – a beleza não deve vir à custa de seu bem-estar.