Tecnologia

POR QUE colocar o smartphone no bolso é perigoso?

Publicado por
Jerffeson Brandao

Colocar o smartphone no bolso é muito prático, especialmente quando você não tem uma bolsa, ou porque quer tê-lo rapidamente à mão. O telemóvel pode ser guardado facilmente no bolso da calça, e em um instante, podemos retirá-lo quando necessário.

Você já se perguntou se isso é bom para o seu smartphone? Pode prejudicar o celular guardá-lo no bolso? Ou até mesmo danificá-lo? Nós explicamos tudo para você.

Por que colocar o smartphone no bolso é perigoso?

Por que colocar o smartphone no bolso é perigoso?

Na verdade, não é tão fácil colocar o smartphone no bolso da frente ou no bolso de trás da calça. Nós explicamos o que pode acontecer no pior caso.

  1. O calor danifica o smartphone: “Componentes sensíveis como a bateria, a tela ou os processadores são danificados rapidamente em altas temperaturas.”

    Em temperaturas muito elevadas, como no verão, o celular pode não ser adequado para o bolso da calça.

    “O calor do corpo e a transpiração fazem com que o aparelho aqueça ainda mais, podendo ficar úmido. Essa umidade pode penetrar no dispositivo e danificá-lo – a menos que seja expressamente protegido contra água”, explicam os especialistas. É melhor guardá-lo em uma bolsa ou mochila, por exemplo.

  2. Os telefones celulares podem torcer: Em 2014, a associação Stiftung Warentest publicou um relatório sobre “Teste de resistência dos bolsos das calças.” O resultado: “Em condições extremas, é possível torcer um celular no bolso de trás.” A organização aconselha a remover o telemóvel do bolso de trás antes de se sentar. Mas os perigos também espreitam no bolso da frente: “Pequenos trocos ou um molho de chaves podem riscar a tela.”
  3. As calças podem ser danificadas: Se você guarda regularmente o smartphone no bolso da calça, não é de estranhar que as costuras se danifiquem com o tempo. Isso significa que os bolsos podem rasgar ou furar.

    Atenção: não se esqueça de tirar o smartphone do bolso ao trocar de roupa ou ao ir ao banheiro. Caso contrário, pode cair e ser danificado. Também não é incomum que os telefones celulares acabem acidentalmente no banheiro.

Carregar o celular no bolso prejudica a fertilidade?

“Não há risco em carregar o celular no bolso da calça”, explica o Escritório Federal de Proteção contra Radiação em seu site. “O celular só irradia, ou seja, só emite ondas quando é usado ativamente. Isso acontece, por exemplo, quando telefonamos ou temos muitos aplicativos abertos que entram em contato com a estação base.”

Os telefones celulares usam campos eletromagnéticos de alta frequência para a transmissão de dados. Isso pode levar a um leve aquecimento dos tecidos do corpo, podendo ter um efeito negativo na fertilidade?

O fato é que o esperma é sensível à temperatura e não gosta de calor. Se estiver muito quente, o número de espermatozoides diminui, assim como sua mobilidade. O Escritório Federal de Proteção Radiológica, no entanto, tranquiliza: “Se forem observados os valores limite, o que é garantido ao usar o telemóvel, o aumento da temperatura é mínimo e não pode prejudicar o desenvolvimento dos espermatozoides.”