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POR QUE no Brasil o volante é a esquerda e em outros países é a direita?

Publicado por
Jerffeson Brandao

Diferentes partes do mundo têm normas distintas em relação ao lado do carro em que o volante deve estar e o lado da estrada em que se deve dirigir. Se você já viajou internacionalmente ou é um entusiasta de automóveis, provavelmente já notou que em alguns países o volante fica à direita, enquanto no Brasil está à esquerda. Mas, você já se perguntou por que existe essa diferença e por que alguns países decidiram mudar o volante da esquerda para a direita?

POR QUE no Brasil o volante é a esquerda e em outros países é a direita?

POR QUE no Brasil o volante é a esquerda e em outros países é a direita?

No Brasil, assim como em muitos outros países, a posição do volante é à esquerda e se dirige pelo lado direito da estrada. A explicação para isso tem a ver com a história e as normas de trânsito estabelecidas ao longo dos anos.

É importante entender que as convenções de direção não são aleatórias, mas baseadas em uma combinação de tradição, segurança e eficiência. A principal razão para ter o volante à esquerda em países onde se dirige pelo lado direito é proporcionar ao motorista uma melhor visibilidade da estrada à frente. Isso permite que o motorista veja melhor o tráfego que se aproxima na faixa oposta, o que é particularmente útil ao ultrapassar.

Então, por que o Brasil dirige pelo lado direito? Isso tem suas raízes na história. No Brasil, desde o tempo dos carrinhos de boi, a norma era andar pela direita, uma convenção que foi mantida quando os automóveis se tornaram mais comuns. Esta norma foi formalizada no Código de Trânsito Brasileiro.

Por que alguns países decidiram mudar o volante da esquerda para a direita?

Existem muitos motivos históricos e práticos para o posicionamento do volante e a direção do tráfego. A maioria das convenções de direção remonta a séculos atrás e muitas vezes está relacionada à tradição e à cultura locais.

Em muitos casos, a mudança do lado do volante aconteceu devido à padronização e à conformidade com as normas internacionais. Uma das transições mais famosas ocorreu na Suécia no “Dagen H” (Dia H) em 1967, quando o país mudou de dirigir do lado esquerdo da estrada para o lado direito. Apesar do volante já estar à esquerda (como em carros americanos), os suecos costumavam dirigir do lado esquerdo da estrada. A mudança foi motivada por questões de segurança e pelo desejo de se alinhar com os países vizinhos.

Por que a diferença persiste?

Apesar das vantagens da padronização, o custo e a logística de tal mudança são enormes. Requer a alteração das estradas e da sinalização, a reconfiguração dos veículos e uma grande campanha educacional para os motoristas. Portanto, muitos países optam por manter suas tradições de direção existentes.

Em resumo, a posição do volante e o lado da estrada em que se dirige dependem em grande parte da história, cultura e legislação local de um país. Embora existam vantagens em ter uma abordagem padronizada, a complexidade e o custo envolvidos em mudar um sistema tão arraigado muitas vezes superam os benefícios potenciais.