Em nossas casas, tendemos a ir e voltar de um cômodo para outro, bem como entrar e sair de casa, e muitas vezes voltamos com os sapatos sujos, principalmente se o tempo lá fora não estiver bom.
Por essa razão, costumamos lavar o chão dos nossos quartos todos os dias, também porque resíduos de alimentos que caem acidentalmente durante o almoço ou jantar podem se acumular no chão ou acumular poeira.
Muitas pessoas, no entanto, preferem não usar sapatos de rua dentro de casa e os deixam no corredor, optando por chinelos ou meias para se locomover dentro de casa.
Isso é semelhante ao que os japoneses fazem, deixando os sapatos na entrada e entrando em casa apenas com as meias, como vemos em filmes e animes transmitidos em nossas televisões.
Mas mesmo que evitemos que a sujeira dos nossos sapatos toque o chão de nossa casa, é inevitável que ele fique sujo, assim como é inevitável que mofo e poeira se acumulem entre as juntas dos ladrilhos, especialmente em pisos que não sejam perfeitamente lisos.
Portanto, tendemos a lavar o chão todos os dias, tentando torná-lo o mais brilhante possível. Com produtos muito eficazes à venda em todas as lojas de artigos para o lar, mesmo que às vezes não consigamos obter o resultado desejado.
No entanto, existe uma maneira de deixar nossos pisos perfeitamente brilhantes, como se tivéssemos aplicado cera, e de remover completamente a sujeira das juntas, tornando-as brancas e sem resíduos.
Para isso, você precisará de ingredientes muito simples: bicarbonato de sódio e água. Portanto, um método muito econômico devido ao baixo custo e à fácil disponibilidade desses ingredientes.
Com esse método, principalmente se repetido com frequência, seu piso ficará muito brilhante. Então, qualquer sujeira que se acumule entre as juntas desaparecerá, deixando seus pisos como novos. A diferença será evidente logo após a primeira aplicação.
Isso ocorre porque o bicarbonato de sódio possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas significativas. Além de ser um excelente aliado em muitos outros aspectos, como a saúde bucal.
No entanto, é importante não abusar do bicarbonato de sódio. Pois, embora seja útil para a digestão e redução da acidez estomacal, pode causar problemas respiratórios e cardiovasculares em algumas pessoas, que são aconselhadas a evitá-lo.
Quanto ao uso doméstico, ele é recomendado principalmente devido ao seu efeito desinfetante, e não há limite de uso. No entanto, é sempre melhor não exagerar para evitar danos às superfícies e usá-lo diluído, quando apropriado.