Piononos de Santa Fé: um doce fácil e delicioso

Veja como preparar essa delícia

Feito com uma folha de pão-de-ló embebida em calda e recheada com um creme de confeiteiro macio, os piononos de Santa Fé são um dos doces típicos de Granada mais difundidos em todas as confeitarias do país.

A receita deste delicioso doce não está longe de ser complicada. Mas é verdade que com alguns detalhes se consegue um resultado surpreendente.

Com a receita que propomos, não poderiam sair melhor. E é que tudo é preparado de forma totalmente tradicional , desde o pão de ló até o recheio, passando pela calda.

Por que se chama Piononos?

Estes doces piononos, cuja origem remonta a 1897, foram feitos para homenagear o Papa Pio IX. Na verdade, foi um confeiteiro da sua própria padaria Casa Isla, em Granada, que os criou para que até a forma do bolo lembrasse a figura do Papa.

Como fazer Piononos de Santa Fé

Para o bolo

  • 4 ovos
  • 80 gramas de açúcar
  • 80 gramas de leite
  • 30 gramas de farinha
  • 40 gramas de amido de milho
  • Canela em pó
  • Manteiga

Para o recheio

  • 8 gemas
  • 150 gramas de açúcar
  • 30 gramas de amido de milho

Calda

  • 120 gramas de açúcar
  • 120 gramas de água

Passo a Passo para fazer Piononos de Santa Fé

  1. Prepare o creme de confeiteiro

    Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogêneo, em seguida, acrescente o amido de milho e bata com as varetas da batedeira até que tudo esteja bem integrado. Logo após, despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Quando levantar fervura, retire do fogo e em seguida, deixe esfriar. Transfira o creme para um saco de confeitar quando esfriar.

  2. Cozinhe o xarope

    Misture a água com o açúcar em uma panela, em seguida, mexa com um batedor e posteriormente, leve a mistura para ferver. Abaixe a temperatura e logo após, cozinhe a calda no mínimo por 5 minutos. Deixe esfriar antes de mergulhar o bolo.

  3. Faça a base do bolo

    Pré-aqueça o forno a 180ºC, forre dois tabuleiros com papel vegetal e unte-os com manteiga. Peneire a farinha juntamente com o amido de milho e separe as gemas das claras. Despeje o leite sobre a farinha, mexa com uma colher até incorporar e acrescente as gemas. Mexa novamente até obter um creme homogêneo. Com a ajuda das varetas eléctricas, bata as claras em castelo e adicione o açúcar às colheradas quando estiverem espumosas. No momento em que os picos forem criados, adicione a mistura anterior aos poucos, fazendo movimentos envolventes com uma espátula de silicone.

  4. Asse o bolo

    Despeje a mistura do bolo nas placas do forno, espalhe-as com a espátula e leve ao forno por 10 minutos. Passado o tempo, retire ambas as massas do forno e deixe-as esfriar sobre uma grelha. Quando esfriarem, apare as bordas para que você fique com dois retângulos perfeitos.

  5. Pinte o bolo com a calda

    Use um pincel de silicone para pintar bem todo o prato do bolo com a calda, para que a massa fique bem encharcada.

  6. Forme os piononos

    Cubra toda a superfície do pão de ló com o creme de confeiteiro, deixando uma margem sem creme em uma das bordas longas. Polvilhe com canela em pó a gosto, e comece a enrolar o bolo no lado comprido até chegar na parte sem creme. Corte cada rolo em 6 porções e sirva cada pionono coberto com mais creme de confeiteiro. Se quiser que o resultado seja ainda mais original, polvilhe os piononos com açúcar e toste-os com um maçarico.