Peritos querem suspender a reabertura de agências do INSS: veja como fica.
A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) enviou ofícios para o Ministério da Economia, Bruno Bianco, e para o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, solicitando ao governo federal a suspensão dos planos de reabertura gradual das agências da Previdência Social para o atendimento presencial do público, prevista para o próximo dia 13/07.
>Senador aprova (14º) décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS
Entre os argumentos da entidade contrário à reabertura estão: o agravamento e descontrole da pandemia da Covid-19 no país — que é o segundo no mundo em número de casos da doença —; a preocupação em promover aglomerações nas agências; e a pendência de mais de um milhão de requerimentos previdenciários que aguardam a análise e o processamento prévios por parte do setor administrativo do INSS para possibilitar a atuação da perícia médica.
>Aposentados e pensionistas do INSS têm direito a Cartão de Crédito mesmo com nome sujo
“Não há sentido em determinar o imediato retorno dos Peritos Médicos Federais às atividades presenciais se a conclusão das fases preliminares de saneamento dos processos administrativos, cuja competência escapa ao âmbito de atuação da Carreira, está pendente em número superior a um milhão”, argumentou no documento a Associação.
O vice-presidente da ANPM, Francisco Cardoso, comentou que a maior parte do público que vai comparecer às agências com a reabertura é justamente o de pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid, como idosos e pessoas com doenças imunodepressoras.
>Novo golpe que circula pelo WhatsApp continua pegando aposentados e pensionistas do INSS
Em nota, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse que a decisão do retorno gradual do atendimento presencial levou em conta as orientações de segurança sanitária estabelecidas pelo Ministério da Saúde e o plano de ação elaborado pelo grupo de trabalho criado para essa finalidade. “A reabertura das agências tem por principal objetivo proporcionar aos segurados e beneficiários da Previdência Social o acesso aos serviços que não podem ser plenamente oferecidos por meio dos canais de atendimento remoto”, diz o INSS.
>Justiça libera nova bolada de atrasados para 87 mil aposentados e beneficiários do INSS
O comunicado explicou que a retomada dos serviços presenciais vai levar em conta as condições de cada agência em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários, com o objetivo de preservação da segurança da população e dos servidores.
O órgão também disse que tem “adotado um modelo de atendimento, durante o período de enfrentamento da pandemia, desenvolvido em interlocução com as diferentes entidades representativas dos servidores, entidades de aposentados e pensionistas e representantes da sociedade civil, por meio do Conselho Nacional de Previdência Social”.
>INSS deve liberar Prova de Vida pela internet para aposentados e pensionistas
O retorno gradativo do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social, será a partir do dia 13 de julho.
>Veja como declarar Imposto de Renda 2020 de aposentadorias e pensões do INSS
Para entrar nas agencias do INSS será preciso:
VEJA MAIS SOBRE O INSS
>905 mil precisam enviar documentos para destravar aposentadorias e benefícios do INSS
>Sou aposentado do INSS. Se eu morrer, minha mulher recebe pensão de 100% do salário?