Pente fino no Cadastro Único pode cancelar Auxílio Brasil e outros benefícios. Muitos beneficiários não sabem, mas o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania, periodicamente realiza revisões nos dados dos inscritos do Cadastro Único. Consequentemente também há um pente-fino nos cadastros do Auxílio Brasil.
Portanto, durante as revisões são analisados dados relacionadas à renda, endereço, composição familiar, dentre outros aspectos.
Assim como já ocorreu em outros meses, neste mês de maio será liberado mais uma parcela do Auxílio Brasil referente ao mês de maio. A previsão é de que famílias com dados desatualizados, ou que não cumprem com os critérios de participação no programa, entrem na malha fina do governo e tenha seu benefício de transferência de renda cancelado ou suspenso.
Nos dias atuais, cerca de 18 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil. E para que novas pessoas entrem, o governo realiza esse pente-fino na base de cadastrados para incluir novos beneficiários e excluir aqueles que apresentam inconsistência nos dados ou não cumprem mais com os requisitos necessários.
A maneira mais segura de garantir o recebimento do Auxílio Brasil é realizando a atualização do Cadastro Único. Portanto, esse procedimento pode ser realizado dessa forma: