Pente-fino do INSS: 85 mil de auxílio-doença podem perder pagamento. Os 85 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo país, sendo 6 mil do estado do Rio de Janeiro, que foram convocados para passar pela revisão dos benefícios por incapacidade temporária e não agendaram atendimentos já podem ter seus pagamentos suspensos. O prazo para marcar as perícias médicas acabou no dia 19.
— O INSS geralmente suspendendo benefício para que o segurado compareça e agende a perícia. Após a perícia ele restabelece, se for o caso. Ou cessa se não houver mais incapacidade — explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Apesar da realização de mutirão para comunicar os segurados, de ter publicado no Diário Oficial da União o nome de 95 mil segurados que não agendaram a perícia. Desse total, cerca de 85 mil pessoas não realizaram o agendamento. Serão esses que terão o pagamento suspenso.
>INSS muda regras para contribuições atrasadas de MEIs, autônomos e domésticos
Os beneficiários de auxílio-doença que tiverem seus pagamentos suspensos ainda podem reverter a situação, segundo o INSS. Para isso é preciso agendar a perícia médica pelo aplicativo ou site Meu INSS ou ainda ligando para a Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, orienta o INSS.
— Após 60 dias da suspensão, se não houver agendamento, lembramos que o benefício será cancelado — pontua a autarquia.
No dia do atendimento pericial, além dos documentos pessoais, deverão ser apresentados, na perícia médica, laudos contendo CID (Classificação Internacional de Doença), atestados, receitas, exames recentes e outros documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho.
>Prazo para agendar revisão de perícia médica no INSS termina hoje
De acordo com o INSS, o procedimento é destinado exclusivamente aos beneficiários do antigo auxílio-doença, incluindo o acidentário, e engloba apenas as pessoas que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida para cessação do benefício.
Aposentados por invalidez e pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV estão fora desse pente-fino.
Quem não tem condições de ir ao posto do INSS pode agendar pela central 135 a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação.
>Governo quer o INSS como único gestor de aposentadorias da União
Como agendar pelo app
1. Faça o login no Meu INSS
2. Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”
3. Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício
4. Siga as orientações que aparecem na tela
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido
Fonte: Agência Brasil